Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro

Guerra da Ucrânia gerou outro desdobramento surpreendente: o ressurgimento do Brics

Para o Brasil, regresso do bloco pode acelerar sua reinserção internacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comenta-se com ironia que a invasão da Ucrânia pela Rússia, motivada para avantajar Moscou e inaugurar uma nova era geopolítica, acabou reforçando o Ocidente. Entretanto, outro desdobramento surpreendente tem merecido menos atenção dos observadores: o ressurgimento do Brics.

Depois de festejarem os 20 anos do bloco melancolicamente no ano passado, os países-membros, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, pareciam prontos para seguir caminhos diferentes.

Da esq. para a dir, os líderes dos países que formam o Brics, Vladimir Putin (Rússia), Xi Jinping (China), Jair Bolsonaro (Brasil), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Narendra Modi (Índia), no Palácio do Itamaraty, em Brasília
Da esq. para a dir, os líderes dos países que formam o Brics, Vladimir Putin (Rússia), Xi Jinping (China), Jair Bolsonaro (Brasil), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Narendra Modi (Índia), no Palácio do Itamaraty, em Brasília - Pedro Ladeira - 14.nov.19/Folhapress

As ambições da China, cujo PIB cresceu 18 vezes desde 2001, criaram fricções dentro do grupo. Sob Narendra Modi, a Índia iniciou uma virada atlantista, pró-ocidental, com a entrada no Quad, o grupo de diálogo para a contenção de Pequim liderado por Washington. Inspirado pela loucura bolsonarista, o Brasil tentou se alinhar aos Estados Unidos de Trump e adotou uma violenta retórica anti-China.

Atormentada por uma crise doméstica, a África do Sul perdeu relevância dentro e fora da África. O mergulho de cabeça da Rússia na guerra poderia ter implodido o bloco. Mas o contrário aconteceu.

As explicações para a reação quase uníssona do Brics diante do conflito entre Ocidente e Rússia vão além da solidariedade anti-imperialista e das articulações frenéticas do Kremlin para impedir seu isolamento.

Os outros membros, começando por China e Índia, viram no Brics o fórum mais apropriado para buscar o equilíbrio entre o apoio inevitável a Moscou e a preservação de sua integração com a economia global.

No novo mundo, caracterizado pelo acirramento entre superpotências, o bloco surgiu como um porto seguro do velho multilateralismo. Não por acaso, sua próxima cúpula, agendada para junho, será a mais escrutinada da última década. Para o Brasil, que se encontra à deriva desde o fracasso da diplomacia bolsonarista, o regresso do Brics pode acelerar sua reinserção internacional.

Para tanto, a prioridade deve ser consolidar outras agendas além da delicada questão militar. Num momento em que a Índia sofre com uma onda de calor tirada de um livro de ficção científica, o aprofundamento da cooperação na luta contra a crise climática, além da organização em torno de polos de tecnologia e indústria, parece uma evidência.

Uma abordagem mais ambiciosa e inovadora seria vincular o desenvolvimento do Brics a outros mecanismos de integração prioritários ao Brasil. Na América do Sul, o projeto de moeda compartilhada apresentado por Fernando Haddad e Gabriel Galípolo nesta Folha dialoga com a agenda de reorganização do sistema financeiro, prioridade absoluta da China na era das supersanções, e, ao mesmo tempo, atende ao desafio de reforçar o poder de negociação brasileiro perante os parceiros comerciais euroasiáticos.

Também o futuro das relações entre Brasil e os países africanos, potências do agronegócio, será construído invariavelmente em torno da relação com a China e a Índia, que reúnem mais de 40% da humanidade. A próxima década deve confirmar que Pequim e Nova Déli serão os únicos países do Brics a realizarem a profecia de Jim O’Neill, criador do acrônimo, e a alcançarem o status de potência global.

Cabe ao Brasil transformar a frustração em uma nova agenda estratégica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.