Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro
Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Acordo por grãos mostra comunidade internacional aprendendo a viver com guerra

Com governo funcional, Brasil pode desempenhar, à escala do Sul Global, papel que Turquia teve em acordo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Enquanto o Brasil desaparece da diplomacia mundial, afogado no mar de mentiras de Jair Bolsonaro, a comunidade internacional começava a responder ao caos geopolítico provocado pela invasão da Ucrânia.

Liderada por uma ONU mais ativa e uma Turquia fortalecida pelo seu papel regional estratégico, os representantes ucranianos e russos assinaram, na sexta (22), o primeiro acordo visando a suspensão do bloqueio do Mar Negro, um dos principais vetores da escalada dos preços de alimentos que derrubou governos, levou ao endurecimento de políticas monetárias e ampliou o risco de uma recessão global.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, à esq., e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, na cerimônia de assinatura do acordo de grãos com Ucrânia e Rússia, em Istambul
O secretário-geral da ONU, António Guterres, à esq., e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, na cerimônia de assinatura do acordo de grãos com Ucrânia e Rússia, em Istambul - Ozan Kose - 22.jul.22/AFP

Se os ministros da Defesa russo e o de Infraestrutura ucraniano se recusaram a se sentar na mesma mesa, a realidade é que Kiev e Moscou negociaram ativamente e assinaram documentos idênticos.

De caráter temporário, o pacto tem como objetivo permitir a circulação de navios paralisados nos portos ucranianos desde o começo do conflito e liberar os estoques de grãos. Em contrapartida, será facilitada a circulação marítima russa, severamente abalada pelas sanções. O acordo seria renovado automaticamente daqui a quatro meses em caso de sucesso, o que está longe de ser garantido.

Embora precário e permanentemente ameaçado pela volatilidade da guerra, o acordo entra na história como o primeiro esforço concreto para a reconstrução das relações entre Ocidente e Oriente no mundo pós-Ucrânia. Todas as partes parecem reconhecer que a disputa pela soberania territorial é irreconciliável no momento atual. A diplomacia deixou de lado a resolução do conflito e passou a buscar dispositivos para assegurar a cooperação internacional enquanto a situação evolui no campo de batalha.

A equipe diplomática de Lula parece ter sentido a mudança de ventos. Mais do que conter a histeria bolsonarista, a articulação de uma reunião do candidato com os embaixadores do Brics, mencionada nesta Folha, busca posicionar um futuro governo brasileiro nesse processo. Comandado por um governo funcional, o Brasil pode desempenhar, à escala do Sul Global, o papel que a Turquia teve nesta semana.

O arranjo dos grãos é apenas o primeiro da diplomacia das urgências que deve se tornar cada vez mais comum nos próximos meses. O próximo grande teste será a COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egito, quando Washington e Pequim deverão mostrar se estão dispostos a prosseguir com o esforço contra o aquecimento global.

Em seguida, o mundo vai parar para ver como Europa e Rússia se comportarão com a chegada do inverno. Com base no acordo do Mar Negro, muitos vão defender uma negociação para impedir a interrupção total de cooperação energética. Caso contrário, as capitais europeias estarão ameaçadas pela instabilidade social, e Moscou terá de enfrentar um segundo choque econômico após aquele provocado pelas sanções.

A diplomacia das urgências não é sobre pragmatismo comercial, mas sobre a necessidade de impedir que os conflitos entre superpotências deixem ainda mais vulnerável a população mundial.

Erramos: o texto foi alterado

A COP27 será realizada na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, não no Cairo.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.