Matias Spektor

Professor de relações internacionais na FGV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Matias Spektor
Descrição de chapéu

Lobby de política externa expõe suas rachaduras

Ação de conglomerados que receberam apoio para expansão enfrenta sua maior crise

A política externa brasileira foi capturada há muitos anos pelo lobby das “campeãs”, aqueles conglomerados brasileiros que receberam crédito subsidiado e apoio diplomático para expandir suas operações mundo afora.

Hoje, o lobby enfrenta sua maior crise e a política que defende entrou em falência. Com as revelações sobre o tamanho da falcatrua, todos perderam: o governo brasileiro, seus parceiros estrangeiros e as próprias multinacionais que se pretendia turbinar. 

Só que o lobby é forte e não desaparecerá. Ele não se limita aos conglomerados empresariais que receberam o subsídio para atuar no exterior, mas inclui gente na burocracia federal, nos bancos públicos, na universidade e na imprensa. 

A força do lobby será comprovada mais uma vez em outubro, quando nenhum candidato à Presidência tocará no assunto. 

Tal situação impõe uma pergunta: é possível fazer algo para quebrar a dominância desse grupo de interesse sobre a política externa brasileira?

Para alguns, o financiamento público de campanha ajudará a mitigar o problema, pois reduzirá o poder das multinacionais sobre o governo de plantão. Ocorre que os mecanismos pelos quais o lobby exerce influência vão muito além do financiamento de campanhas.

Tampouco será suficiente a pressão da opinião pública, da sociedade civil ou a exposição constante dos escândalos na imprensa. O assunto não mobiliza o eleitorado e, ao contrário de quem protesta, o lobby tem disciplina e resiliência porque depende da manutenção desse esquema para sobreviver.  

No entanto, há dois processos novos em andamento que podem fazer uma diferença. 

O primeiro é o trabalho de jornalistas e acadêmicos num conjunto de livros sobre os bastidores da diplomacia das “campeãs”. Com esse material em mãos, será possível melhorar muito a qualidade da conversa pública brasileira. Não será uma mudança radical, mas se trata de uma condição necessária para acabar com a hegemonia intelectual nos círculos das classes governantes de que o lobby goza até os dias de hoje. 

O objetivo desses trabalhos não é demonizar as multinacionais. Antes, trata-se de abrir espaço para uma conversa pública bem informada sobre como se pode internacionalizar o capital brasileiro direito.   

O segundo processo está ocorrendo dentro do próprio lobby: pela primeira vez, há briga entre seus membros. A Odebrecht, por exemplo, já percebeu que há risco de as outras empreiteiras não fazerem tantas reformas quanto ela própria. E se ela pagar essa conta sozinha, estará perdida. Essa briga acaba de começar. 

Pela primeira vez em décadas, existe uma chance de o Brasil redirecionar a agenda do lobby que mais influencia sua atuação externa. É notícia boa.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.