Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Mala em Santa Catarina tem cartas de Jorge Amado e amante

Uma mala deixada por Jorge Amado no Uruguai, quando o escritor esteve exilado no país, hoje guardada na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), joga luz sobre a biografia do baiano.

Finalmente catalogado em detalhes, pela pesquisadora Thalita da Silva Coelho, o conjunto tem cartas trocadas entre Jorge e uma amante, Maria, com quem teve um caso entre 1941 e 1942, quando era casado com Matilde Garcia Rosa.

O escritor baiano cita o relacionamento de passagem em "Navegação de Cabotagem", seu livro de memórias -mas só dá o primeiro nome da mulher. Agora é possível estabelecer sua identidade.

"Um círculo muito pequeno conhecia essa história, inclusive a própria Zélia [Gattai, última mulher do autor]. O que não tínhamos eram as cartas trocadas entre eles. Pelo visto é o que as pesquisadoras encontraram na mala", diz Josélia Aguiar, que trabalha em uma biografia do autor para o Três Estrelas (selo editorial do Grupo Folha)

A existência da mala, deixada por Jorge com uma amiga militante, foi revelada há três anos, mas até agora não havia sido divulgado em detalhes tudo o que havia nela.

Ainda Jorge

Militante da Aliança Nacional Libertadora, Maria depois se casou com Thomás Pompeu de Accioly Borges, amigo do baiano e tradutor de "O Cavaleiro da Esperança" para o espanhol. Há até um envelope em que ela assina como Maria Amado.

Em outra carta, Accioly Borges comunica ao amigo que vai se casar com ela -e revela que se apaixonou pela mulher antes de ela e Jorge terminarem, mas que só engatou um namoro depois disso. "Me contentaria que ela gostasse de mim como gostou de você", escreveu ele.

Em outro documento, é possível ver que Jorge ficou desconfiado ao saber do casório.

Poesia Adélia Prado prepara um antologia de seleção própria com poemas seus para ser publicada, em setembro, em Portugal. O livro sai pela lusitana Assírio & Alvim, e a escritora mineira deve ir à terrinha no mesmo mês.

Tanto mar Cresceram em 25% as inscrições para o Prêmio Oceanos, do Itaú Cultural, na comparação com o ano passado. Concorrerão 738 livros, contra 592 da edição anterior. O resultado sai em novembro.

Edição A Bookstart, plataforma de crowdfunding de livros, passa a oferecer serviços de edição para autores independentes e editoras que precisem terceirizar essas atividades.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.