Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Wislawa Szymborska terá biografia publicada no Brasil

Crédito: Soren Andersson/Associated Press A poeta Wislawa Szymborska fumando durante o banquete servido na entrega do Prêmio Nobel de Literatura de 1996
A poeta Wislawa Szymborska fumando durante o banquete servido na entrega do Prêmio Nobel de Literatura de 1996

A grande poeta polonesa Wislawa Szymborska, descoberta nos últimos anos no Brasil, terá sua biografia publicada pela editora Âyiné no início de 2019. "Quinquilharias do Passado" (título provisório) foi escrito por Anna Bikont e Joanna Szczęsna, que tiveram longas conversas com a ganhadora do Nobel de literatura, em 2012.

A obra passa pelo ambiente familiar e literário da poeta, seu amor por badulaques kitsch, limeriques, a adesão pelo comunismo na juventude e, mais tarde, após a desilusão, a aproximação do partido Solidariedade.

Crédito: Divulgação Tela 'Batalha de Alexandre Contra Dário', de Pietro da Cortona, em 'A Mais Breve História da Europa' (Sextante)
Tela 'Batalha de Alexandre Contra Dário', de Pietro da Cortona, em 'A Mais Breve História da Europa' (Sextante)

Ressuscita-me A 34 prepara uma tradução, por Letícia Mei, do poema longo "Sobre Isto", de Maiakóvski. É o mesmo texto que inspirou a canção "O Amor", de Caetano Veloso".

Romênia Já a Mundaréu prepara "Nostalgia", do romeno Mircea Cartarescu, em tradução de Fernando Klabin. Trata-se de um dos grandes escritores de seu país. Lançado nos EUA, foi comparado a Borges e Kafka.

Benguela A Todavia, por sua vez, vai lançar "Também os Brancos Sabem Dançar", do angolano Kalaf Epalanga, narrado a partir da experiência de ser detido na Noruega, acusado de imigração ilegal.

Benguela 2 Epalanga é músico da antiga banda Buraka Som Sistema, sucesso mundial ao misturar batidas eletrônicas e ritmos como o zouk e o kuduro. O livro é uma obra de autoficção.

Argentina As Edições Sesc preparam, para breve, "O Leitor Como Metáfora", ensaio do argentino Alberto Manguel. No livro, Manguel trata das metáforas usadas para descrever os leitores, passando por 4.000 anos de história.

Trinca de ases A Autêntica prepara "Os Três Andrades", sobre as relações, entre 1920 e 1930, de Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Carlos Drummond de Andrade. O livro é escrito pelo jornalista Álvaro Costa e Silva, o Marechal.

Quarteto A casa mineira também prepara um volume com contos fantásticos de Murilo Rubião, Campos de Carvalho, José J. Veiga e Victor Gíudice. A organização é do crítico e jornalista Miguel Conde.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.