Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles
Descrição de chapéu Livros

Dez anos após 'A Menina que Roubava Livros', Markus Zusak terá novo romance

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Markus Zusak, que já vendeu 3 milhões de exemplares no Brasil, com “A Menina que Roubava Livros” lançará um novo romance após mais de dez anos.“Bridge of Clay”, comprado pela Intrínseca em 2007, quando o autor estava nas primeiras páginas, deve sair no Brasil em outubro, mesma data dos EUA.

A nova obra conta a história de Clay Dunbar, menino que perdeu a mãe e foi abandonado pelo pai com mais quatro irmãos. A história começa quando o pai retorna e pede ajuda aos filhos para construir uma ponte em sua propriedade —e apenas Clay topa.

Detalhe do projeto gráfico de Gustavo Piqueira para ‘Na Outra Margem, o Leviatã’ (Lote 42), conjunto de narrativas curtas de Christiano Aguiar
Detalhe do projeto gráfico de Gustavo Piqueira para ‘Na Outra Margem, o Leviatã’ (Lote 42), conjunto de narrativas curtas de Christiano Aguiar - Divulgação

Surrealismo Além das traduções de Rimbaud feitas pelo poeta português, a Chão da Feira lançará no segundo semestre uma antologia de Mário Cesariny (1923-2006). O poeta é um dos principais nomes do surrealismo lusitano.

França  Ainda neste semestre, casa mineira também publicará “O Nome na Ponta da Língua”, do autor francês Pascal Quignard. No livro, uma jovem  promete a um homem não esquecer o nome dele —mas um dia o esquece.

Arquivo  A revista Pessoa e o Instituto Hilda Hilst fecharam uma parceria para a divulgação até a Flip de itens do arquivo da escritora, armazenado na Casa do Sol, sítio em Campinas onde a autora viveu.


Arquivo 2 A editora da Pessoa, Mirna Queiroz, fará uma imersão no arquivo para pesquisar e separar o material.

É guerra A Panda Books anuncia um selo novo, o Livros de Guerra, voltado para um dos filões mais consolidados do mercado editorial brasileiro. A ideia é publicar ficção e não ficção sobre grandes conflitos da humanidades, como as duas guerras mundiais.

É guerra 2  O primeiro lançamento do novo selo é “O Quarto Reich”, do escritor de ficção científica M. A. Costa. O thriller conta a história de um jornalista que vai entrevistar o braço direito de Hitler numa prisão em Berlim e descobre um grande segredo dos nazistas.

Ladrões Falando em nazismo, a Planeta lança em breve, “The Book Thieves” (os ladrões de livros), de Anders Rydell, com tradução de Rogério Galindo. O livro é uma pesquisa sobre os roubos de livros cometidos pelos alemães sob o regime de Hitler.

Ladrões Embora queimassem livros, as obras roubadas não eram destruídas, mostra a pesquisa. Em vez disso, eles montavam uma biblioteca própria para usá-la como arma intelectual contra os grupos que planejavam exterminar. Com o fim da guerra, a maior parte da obras foi parar nas bibliotecas públicas alemãs. O autor, engajado ele próprio na devolução dos livros, mostra o esforço dos bibliotecários alemães para devolvê-los.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.