Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles
Descrição de chapéu Livros

Flip tenta trazer crítico James Wood para o Brasil

Crítico da revista The New Yorker é autor de "Como Funciona a Ficção"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) já teve conversas informais para trazer ao evento James Wood, crítico literário da revista The New Yorker e autor de “Como Funciona a Ficção”.

Wood é um dos convidados que a festa já tentou trazer outras vezes sem sucesso. O crítico literário lançará no Brasil seu novo romance, “Upstate” (Sesi-SP), que sai em março nos Estados Unidos. Ele também já publicouaqui “A Coisa Mais Próxima da Vida”.

A Flip diz ainda avaliar os nomes deste ano e que ainda não enviou convite formal ao crítico literário.

Ilustração Denny Chang no livro Grande Figura, com textos de Fabricio Silveira, que sai pelo selo Riacho
Ilustração Denny Chang no livro Grande Figura, com textos de Fabricio Silveira, que sai pelo selo Riacho - Divulgação

Prosa A selo independente Riacho lança “Gigante Figura”, com a história de Ugo Battista, que se apresentava em circos no começo do século 20, por ser considerado o homem mais alto do mundo. O livro é escrito por Fabrício Silveira, com desenhos de Denny Chang.

Prosa 2 O selo divulga o livro a partir deste sábado (3), na Printa-Feira, feira de arte impressa no Sesc 24 de Maio.

E verso A Desvairada, feira de livros de poesia, ganha sua segunda edição nos dias 9 e 10/3, reunindo 32 editoras independentes que publicam o gênero. Neste ano, o evento comemora os 80 anos de Francisco Alvim. A feira será na Aldeia 445 (r. Lisboa, 445).
Imortalidade Estão abertas desde por 15 dias as inscrições para a vaga de Carlos Heitor Cony na Academia Brasileira de Letras. O jurista Joaquim Falcão continua como o favorito na sucessão, com apoio também da ala dos escritores, que costuma ter candidatos diferentes da chamada “ala dos notáveis”.

Imortalidade 2 A surpresa, contudo, nesta sexta (2), era que além de Falcão apareceu mais uma candidatura, a de Vilma Guimarães Rosa, herdeira de João Guimarães Rosa. Mas ela não deve ter chances contra o jurista. Um imortal disse à coluna que foi mal visto o fato de ela ter se inscrito sem antes mandado email ou telegrama comunicando os acadêmicos de sua pretensão.

Trinca A UFMG colocará de novo no mercado, em três volumes, “Passagens”, de Walter Benjamin, um dos clássicos da crítica cultural no século 20. É uma obra que o autor não conseguiu terminar e foi encontrada na Biblioteca Nacional de Paris após o fim da Segunda Guerra. A publicação foi só em 1982. O livro é uma coleção de escritos sobre Paris, que juntos contam a história da modernidade.

Melancia grelhada Um provável best-seller chega em março às livrarias. A Sextante publicará “Bela Maternidade”, novo livro da apresentadora Bela Gil, no qual ela conta sobre sua experiência como mãe. E, sim, o livro também trará receitas da apresentadora para pais e crianças.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.