Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles
Descrição de chapéu

Nova revista literária Olympio chega ao mercado nacional em maio

A edição de estreia trará um conto, inédito em português, de J.M. Coetzee, 'A Velha e os Gatos'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma nova revista literária chega ao mercado em maio. A Olympio, a princípio apenas impressa, é editada pela crítica Maria Esther Maciel, o arquiteto Maurício Meirelles, o designer Júlio Abreu e o jornalista José Eduardo Gonçalves.

A edição de estreia trará um conto, inédito em português, de J.M. Coetzee, “A Velha e os Gatos”; uma entrevista com Silviano Santiago e um trecho inédito de suas memórias; um ensaio de Georges Perec, também inédito no país. A revista terá um lançamento em Lisboa, em junho, e durante a Flip.

Página da HQ 'Black Hammer', nova saga de Jeff Lemire, com desenhos de Dean Ormstron e colorização de Dave Stewart, que será lançada pela Intrínseca
Página da HQ 'Black Hammer', nova saga de Jeff Lemire, com desenhos de Dean Ormstron e colorização de Dave Stewart, que será lançada pela Intrínseca - 171 Studios, Inc. e Dean Ormston/Divulgação

Dupla Diante do sucesso mundial de Margaret Atwood, autora de “O Conto da Aia”, a Rocco acaba de adquirir os direitos de publicação de mais dois livros da autora.

Dupla 2 Um deles é “The Penelopiad” (A Penelopia), em que conta a história da “Odisseia”, pelo ponto de vista de Penélope, mulher de Ulisses, que aguarda seu retorno à Ítaca enquanto é cortejada. 

Dupla 3  O outro é “The Heart Goes Last” (O Coração Vai por Último), romance mais recente de Atwood, em que ela faz mais uma incursão no universo da ficção científica. A editora renovou os contratos dos outros 20 livros da autora que tem em catálogo.

Plantio A editora 34 publica em breve “O Homem que Plantava Árvores”, de Jean Giono, escrito em 1953, mas que só teve nos anos 1980 sua primeira edição na França. A tradução é de Cecília Ciscato e Samuel Titan Jr.

Plantio 2 O livro conta a história de um rapaz que se vê em maus lençóis em uma região desértica e conhece um pastor que se dedica a semear árvores pela região. Os anos passam e a região se transforma.

Rússia A casa também lança agora “Viagem Sentimental”, livro de memórias de Viktor Chklóvski (1893-1984), um dos principais expoentes do formalismo russo, escola da teoria literária.

Carta No dia 10/4, às 17h, na Academia Brasileira de Letras, o poeta e diplomata Felipe Fortuna dá uma palestra sobre João Cabral de Melo Neto. Na ocasião, vai apresentar um documento pouco conhecido: a carta que o poeta escreveu, em 1952, a outro diplomata, e que causou seu afastamento do Itamaraty, acusado de ser comunista.

Prisão A Âyiné tem no prelo “Proust Contra a Degradação”, do pintor e escritor Joseph Czapski, feito a partir de sua experiência no gulag Grjazovec. Os presos, para se distrair, discorriam sobre temas que lhes eram familiares. Czapski, que falava de pintura e literatura francesa, citando páginas inteiras de Proust, anotou suas lições nesse livro.

Erramos: o texto foi alterado

O nome da revista Olympio foi grafado incorretamente em versão anterior deste texto. A informação foi corrigida.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.