Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Vendas de livro de Victor Heringer disparam e editora vai reunir obra do autor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A obra do escritor carioca Victor Heringer (1988-2018), em breve, estará publicada em quase sua totalidade pela Companhia das Letras.

No segundo semestre, a editora coloca nas livrarias “Glória”, romance de estreia que rendeu ao autor o segundo lugar no prêmio Jabuti de 2013. Fora de catálogo, o livro havia sido publicado pela 7Letras.

A casa também reunirá a poesia do autor, o que inclui o esgotado “Automatógrafo” (2011), dispersos que ele publicou em revistas literárias e eventuais inéditos. A previsão é que a edição saia no primeiro semestre do ano que vem.

Ainda não se sabe o quanto Heringer avançou no livro que estava escrevendo, um poema longo que tinha o título provisório de “Noturno Para Astronautas”.

O autor também deixou uma série de crônicas e ensaios que saíram em publicações como o Suplemento Pernambuco e a revista Pessoa.

As homenagens ao autor desde sua morte, em março, geraram um interesse crescente em sua obra —o romance “O Amor dos Homens Avulsos” vendeu mais nos últimos três meses do que havia vendido desde o seu lançamento, em agosto de 2016.

Detalhe de storyboad do documentário ‘Hilda Hilst Pede Contato’, de Gabriela Greeb, no livro sobre o filme, a ser lançado pela Sesi-SP
Detalhe de storyboad do documentário ‘Hilda Hilst Pede Contato’, de Gabriela Greeb, no livro sobre o filme, a ser lançado pela Sesi-SP - Divulgação

ENTREVISTA A Âyiné prepara para edição de “Antídoto Contra a Solidão”, com duas longas entrevistas com David Foster Wallace (1962-2008): uma de 2005, que não chegou a ser publicada, e a versão maior de outra, dos anos 1990, à revista The Review of Contemporary Fiction. A tradução é de Caetano W. Galindo.
 

ALT-RIGHT A Faro comprou os direitos de “Dangerous”, livro do militante da nova direita americana Milo Yiannopoulos. O título gerou polêmica quando foi adquirido pela Simon & Schuster, cujos autores ameaçaram boicotar a editora. A casa acabou rompendo com o ativista, que lançou o livro via autopublicação.

ENSAIOS DE FICÇÃO A Record lança, em setembro, o novo livro de Marcelino Freire, “Bagageiro”, com ensaios que trazem dicas de escrita e curiosidades do meio literário. “Tudo ao lado dos meus vexames costumeiros”, diz o autor.

SÍRIA O jornalista francês Philippe Lobjois vem ao Brasil para lançar, em 2/7, no Museu do Amanhã, no Rio, o livro “Diário de Myriam” (Darkside Books), espécie de “Diário de Anne Frank” da guerra na Síria,  escrito por Myriam Rawick, de 13 anos. O lançamento é uma parceria entre o programa Sempre um Papo, o Museu do Amanhã e a Festa Literária de Araxá (MG), que começa no dia 27 de julho.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.