Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles
Descrição de chapéu Livros

Nos bastidores, multinacional de audiolivros prepara chegada ao Brasil

Storytel já trabalha em negociações com editores brasileiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pelo visto, a grande novidade de 2018 no mercado editorial será a chegada das plataformas de audiolivros no Brasil.

Depois do Google, que disponibilizou no fim de julho a versão em português da sua plataforma, é a vez da gigante sueca Storytel chegar aqui.

Quem está cuidando das conversas com editores brasileiros é André Palme, da consultoria Coisa de Livreiro, e Mariana Rolier, ex-gerente editorial da Harper Collins Brasil. Procurados pela coluna, eles não quiseram confirmar a existência das negociações.

Em 2017, executivos suecos estiveram no Brasil para encontrar editores e conhecer o mercado. Presente em 30 países, a Storytel é a segunda maior plataforma de livros em áudio do mundo e acaba de anunciar sua entrada no mercado de língua espanhola.

Os suecos ficam atrás da Audible, da Amazon, que ensaia lançar o serviço no Brasil há cerca de dois anos —quando uma série de vagas de emprego em São Paulo foram anunciadas em seu site.

Ao mesmo tempo, o Google assinou contrato de exclusividade para comercializar os audiolivros de uma grande editora e prepara o anúncio da parceria para breve.

Ilustração de Mateus Velasco para o livro ‘Almanaque Brasilidades - Um Inventário do Brasil Popular’ (Bazar do Tempo), do historiador Luiz Antonio Simas
Ilustração de Mateus Velasco para o livro ‘Almanaque Brasilidades - Um Inventário do Brasil Popular’ (Bazar do Tempo), do historiador Luiz Antonio Simas - Divulgação

INÉDITO A artista plástica Regina Silveira terminou o livro inédito no qual Walter Zanini, primeiro curador do MAC, trabalhava antes de morrer, em 2013. O volume de ensaios sobre arte será lançado 17/9 pela Martins Fontes. Silveira foi um dos grandes nomes descobertos por Zanini quando estava à frente do MAC.

FANTASIA O Tempos Fantásticos, jornal satírico de literatura especulativa, com notícias fictícias do passado, do presente e do futuro, passa por uma reformulação. De uma folha A3 em preto e branco, em edições mensais, a publicação ganhará oito páginas a cores —e passa a circular a cada três meses.

FANTASIA 2 As 24 edições até agora —para quem ficar curioso, vale ler a entrevista com o diabo no número 20— estão disponíveis para download em temposfantasticos.com.

NIGÉRIA A Harper Collins Brasil vai publicar “Fique Comigo”, da nigeriana Ayobami Adebayo, que foi aluna de Margaret Atwood na Universidade de East Anglia.

NIGÉRIA 2 O livro, passado na Nigéria dos anos 1980, conta a história de Yejide e Akin, casal que não concorda com a poligamia local —mas, após ​tentativas frustradas de a mulher engravidar, a sogra decide que o filho precisa de uma segunda esposa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.