Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles
Descrição de chapéu Livros

Biografo de Mário de Andrade promete revisão de erros históricos

Após passar por quatro editoras, obras sairá em 2019 pela editora Sextante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de trocar quatro vezes de editora, a nova biografia de Mário de Andrade agora tem uma casa definitiva, diz seu autor, Jason Tércio —que, desta vez, já assinou contrato e recebeu adiantamento.

A obra já passou, nos últimos anos, pela Record, a Autêntica e a Intrínseca. Agora, sairá pela Sextante, no selo Estação Brasil, em 2019. 

Tércio conta que se apressou em anunciar a publicação sem contrato assinado e, nesse período, chegou a enfrentar problemas como uma editora que queria cortar parte do livro por razões de economia na impressão.

O autor, que guardava sua apuração em sigilo até agora, promete corrigir informações históricas, como a época em que Mário e Oswald de Andrade se conheceram. A data conhecida é 1917, mas o biógrafo diz que foi em 1912.

Tércio afirma tratar de poemas inéditos do pai de Mário de Andrade, além de detalhar a participação do modernista na Revolução Constitucionalista. A biografia ainda reconstitui o cotidiano dos modernistas na Paris dos anos 1920.

Ilustração de Maria Eugênia no Livro "Bichos que Existem e Bichos que Não Existem", de Arthur Nestrovski
Ilustração de Maria Eugênia no Livro "Bichos que Existem e Bichos que Não Existem", de Arthur Nestrovski - Divulgação

TRADUÇÃO O Goethe Institut realiza, neste sábado (22), a Feira de Livros e Tradução.

ESPANHOL O Publishnews, principal boletim de notícias do mercado editorial brasileiro, lança em outubro seu serviço para o mercado de língua hispânica, na Europa e na América Latina. Com redação em Madri, o Publishnews começa publicando também a lista de mais vendidos da Nielsen na Espanha, mas a ideia é ter listas de cada país. O site também publicará revistas que circularão em feiras do livro como a de Guadalajara e a de Buenos Aires.

POESIA Marília Garcia prepara para breve um novo livro, “Parque das Ruínas” (Luna Parque). Nele, definido como um “longo ensaio-poema”, a autora trata da crise no Rio, relacionando-a ao pensamento sobre a imagem em Debret e David Perlov e a relação de ambos os artistas com a cidade.

TOLKIEN Em relação à nota publicada em 15 de setembro, na coluna, sobre o saldão de edições de Tolkien da WMF Martins Fontes, a editora esclarece que não é a responsável pela promoção, porque já parou de distribuir obras do autor, cujos direitos agora são da Harper Collins Brasil.

TOLKIEN 2 As obras em promoção, segundo a casa, são dos estoques que a Saraiva e o Submarino compraram “em condições especiais”, no fim do ano passado e em 2016, respectivamente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.