Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles
Descrição de chapéu Livros

Com agente literária, herdeiros querem resgatar obras menos conhecidas de Aurélio Buarque de Holanda

Ideia é publicar livros menos conhecidos, para além do clássico dicionário

Maurício Meireles
São Paulo

A obra do filólogo, ensaísta, tradutor e crítico Aurélio Buarque de Holanda passa a ser representada pela agente literária Marianna Teixeira Soares.

Com a mudança da gestão dos direitos autorais do intelectual, morto em 1989, a ideia é resgatar a obra dele menos conhecida, para além do clássico dicionário.

Em catálogo, já existe a antologia em 11 volumes do conto mundial “Mar de Histórias” (Nova Fronteira), editada junto a Paulo Rónai. Mas o objetivo é recuperar títulos como “Dois Mundos”, volume de contos do intelectual premiado pela Academia Brasileira de Letras em 1942, além de “Roteiro Literário do Brasil e Portugal”, antologia feita em conjunto com o crítico Álvaro Lins, entre outras obras.

Detalhe da produção da capa de ‘Nove Meses’, de Gustavo Piqueira, que trará insetos mortos dentro de globos de resina
Detalhe da produção da capa de ‘Nove Meses’, de Gustavo Piqueira, que trará insetos mortos dentro de globos de resina - Divulgação

RESGATE A Ateliê Editorial prepara, na coleção “A Arte do Livro”, uma edição com um levantamento de todos os livros editados por Massao Ohno (1936-2010). Nos moldes de resgate histórico que a casa já fez, por exemplo, com as capas de Santa Rosa, capista mais famoso da antiga José Olympio, a pesquisa reuniu 800 títulos publicados pelo editor. 

RESGATE 2 A Ateliê também prepara outra edição, com as capas produzidas por Eugênio Hirsch, artista nascido em Viena que se notabilizou como capista, em especial com os trabalhos que produziu na Civilização Brasileira.

INSETOS O novo livro do designer e escritor Gustavo Piqueira, conhecido pelas experiências gráficas, trará um globo de resina com um ou mais insetos mortos. “Nove Meses”, que sai pela Lote 42, terá uma tiragem única de mil exemplares em caixas.

PÓS-GUERRA A Companhia das Letras comprou os direitos de “Warlight”, novo romance de Michael Ondaatje.

PÓS-GUERRA 2  Passado na década depois da Segunda Guerra, o livro conta a história de dois irmãos que são deixados sob o cuidado de um homem apelidado de A Mariposa.

POLÍTICA Lucas Figueiredo, que acaba de lançar a biografia de Tiradentes, assinou com a Companhia das Letras um contrato para produzir uma biografia de JK.

TERRINHA O Prêmio Sesc terá uma parceria com o Festival de Óbidos, em Portugal, que promoverá um debate com ganhadores do troféu. Participam João Meirelles Filho, Luisa Geisler, Marcos Peres e Alexandre Marques Rodrigues, entre outros.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.