Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles
Descrição de chapéu Livros

Presidente da Penguin disse querer controle majoritário da Companhia das Letras

Editora brasileira afirma que frase foi apenas intenção e que seu arranjo societário não mudará

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma informação que corre há anos apenas como boato, mas  sem ser confirmada, foi tratada em público pela primeira vez.

O presidente da Penguin Random House, Markus Dohle, afirmou, em evento para investidores na Alemanha, que entre seus planos para 2018 está assumir o controle da Companhia das Letras.

“Queremos dar outro passo importante no Brasil, onde pretendemos ganhar participação majoritária na Companhia das Letras”, disse.

O desejo foi tornado público em março, num evento da Bertelsmann, conglomerado de mídia alemão que tem o controle da Penguin.

A frase passou em branco pela imprensa internacional especializada, mas ficou registrada em um boletim do site “Publisher’s Marketplace”, plataforma com informações de mercado.

A Penguin Random House detém, desde 2011,  45% da editora brasileira.

Procurada, a Companhia das Letras diz que a frase não passou de uma declaração de intenção e que não há movimentação concreta, nem em um horizonte próximo, de qualquer mudança no arranjo societário da editora.

Ilustração da história em quadrinhos ‘Mooncop’, de Tom Gould, sobre um policial que vive numa colônia lunar, que 
a Todavia lançará em breve
Ilustração da história em quadrinhos ‘Mooncop’, de Tom Gould, sobre um policial que vive numa colônia lunar, que a Todavia lançará em breve - Divulgação

RUSSOS Os admiradores do escritor russo Mikhail Bulgákov (1891-1940), autor de “O Mestre e a Margarida”, terão mais um livro para discutir em sua confraria secreta. A Carambaia lançará a peça “Os Dias dos Turbin”, encenada em 1926, em Moscou, com direção de Stanislávski. Com elementos autobiográficos, o texto se passa na época da Guerra Civil Russa, logo após a revolução de 1917.

ESTREIA A editora Arte Ensaio, voltada principalmente para não ficção, estreia um selo de literatura, batizado de Perkins. O primeiro livro a ser lançado será o romance “O Portal”, de Cris Herman e Bia Schauff.

AFROFUTURISMO A editora Intrínseca comprou os direitos de “Dark Star”, trilogia de fantasia do jamaicano Marlon James, ganhador do Man Booker Prize de 2015. A série, na qual James trabalha desde seu último livro, “Breve História de Sete Assassinatos”, se inspira em elementos da mitologia africana.

EU CRESCI Veronica Roth, best-seller da série infantojuvenil “Divergente”, vai estrear na ficção adulta com “The Chosen One”, sobre um grupo de amigos que salvou o mundo na adolescência e enfrenta dilemas da vida madura. Os direitos do romance, que deve ficar pronto apenas em 2020, também são da Intrínseca.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.