Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Livraria Cultura diz que compra da Fnac piorou sua crise financeira

Receita líquida da empresa, que entrou em recuperação judicial, caiu 39% entre 2017 e 2018

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A aquisição da operação brasileira da Fnac, em vez de ajudar, piorou a crise da Livraria Cultura, diz a rede livreira em seu pedido de recuperação judicial, aceito nesta quinta-feira (25) pela Justiça.

A petição com o pedido dá detalhes até aqui inéditos sobre a real situação das contas da Cultura. Desde a incorporação da Fnac, em 2017, a receita líquida da rede encolheu 39%. 

Mesmo com aumento de seus custos e queda nas vendas, a livraria diz que manteve seus preços estagnados —isso fez com que, nos últimos quatro anos, a empresa tivesse fluxo de caixa negativo.

Diante da situação, a rede precisou apelar ao crédito nos bancos —o endividamento com o setor financeiro está em R$ 63 milhões, cerca de 25% da receita líquida da Cultura.

Diante disso, esses credores colocaram “travas bancárias” para a empresa ter acesso aos recursos gerados com o cartão de crédito da livraria —responsável por 70% de seu faturamento total.

Nesta sexta (26), os advogados da rede pediam à Justiça a liberação dessas contas bancárias. Procurada pela coluna, a Cultura não respondeu aos pedidos de entrevista até a conclusão desta edição.

Capa do novo livro da coleção Gráfica Particular, da Lote 42, que homenageia o escritor e artista gráfico Sebastião Nunes, celebrado também na Feira Miolo(s)
Capa do novo livro da coleção Gráfica Particular, da Lote 42, que homenageia o escritor e artista gráfico Sebastião Nunes, celebrado também na Feira Miolo(s) - Divulgação

VAMPIRÃO A Intrínseca comprou os direitos de “Makt Myrkranna” (poderes da escuridão), versão islandesa do “Drácula” de Bram Stoker revelada só em 2014. Em 1901, o escritor islandês Valdimar Ásmundsson publicou uma tradução do livro com prefácio do próprio Stoker —mas não chamou a atenção de ninguém.

VAMPIRÃO 2 Em 1986, um pesquisador descobriu o prefácio, mas não leu a tradução. Só há quatro anos alguém teve a curiosidade de conferir. Descobriu-se que, em vez de só traduzir a obra, Ásmundsson inventou uma versão nova da história, com outros personagens e trama.

DITADURA O romance “Tropical Sol da Liberdade”, de Ana Maria Machado, será publicado nos Estados Unidos pela editora Tagus. No livro, uma jornalista de volta do exílio repassa na memória os motivos que levaram a sua saída do país.

FILOSOFIA A Planeta comprou os direitos de “Hannah Arendt - Uma Biografia Intelectual”, do cientista político alemão Thomas Meyer.

BEST-SELLER Na leva de livros comerciais de poesia, a Sextante aposta, para o Natal, em uma edição ilustrada de Bráulio Bessa só com o poema “Recomece”, o mais famoso do autor cearense.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.