Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Clube de assinaturas cria rede de grupos de WhatsApp

Campanha de leitura já tem mais 600 grupos e quase cem mil usuários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Enquanto os grupos de WhatsApp ganham mais espaço na política, no consumo de notícias e no marketing, o clube de livros por assinatura Tag Livros é o primeiro a criar uma iniciativa de peso na rede social para a literatura.

Por meio de uma campanha de incentivo à leitura, a empresa tem agora uma base de números de celular de quem aderiu, além de e-mails.

Uma das plataformas da campanha, chamada #Desafio1livropormês, é o aplicativo de mensagens, onde já existem 644 grupos ativos administrados pela Tag e quase 100 mil participantes.

O clube de assinaturas, o principal do país, compartilha dicas nos grupos, como sugestões de cronogramas de leitura e dicas para ter concentração. Arthur Dambros, um dos sócios da empresa, diz que a Tag poderá usá-los como canais de divulgação --e não descarta no futuro fazer abordagens individuais a usuários.

"Há um interesse comercial, mas espero que seja um pouco natural, e [através dos grupos] as pessoas queiram conhecer a Tag", diz, acrescentando que, se o "mailing" vier a ser usado, isso será feito sem desvirtuar a intenção original dos grupos.

Ilustração de 'Demência 21', mangá de Shintaro Kago, que a editora Todavia lança em 2020; a HQ conta a história de uma cuidadora de idosos que se mete em situações surreais - Divulgação

DIA DO INDIE Ninguém solta a mão de ninguém. Diante da crise do setor, um conjunto de 50 editores independentes resolveu se unir em um grupo informal chamado Coesão Independente. A ideia é trocar experiências e colaborar na produção e divulgação dos livros, além de organizar feiras. A primeira delas, a Choque Literário, acontece em 6/4.

FLORES E CAPIM A editora 34 prepara, para o aniversário de 200 anos de nascimento de Walt Whitman, uma nova tradução de "Leaves of Grass", livro mais famoso do poeta americano. A tradução será de Guilherme Gontijo Flores, com o título "Folhas de Capim".

RACISMO A HarperCollins publicará o novo livro de Colson Whitehead, "The Nickel Boys". O autor conta a história de dois rapazes negros em um reformatório, que existiu na vida real e era conhecido pela violência cometida contra os jovens negros que ali entravam. Em 2014, diversos corpos de garotos foram encontrados em uma cova no local.

POESIA A Moinhos lança "Orides Fontela - Toda Palavra é Crueldade", com depoimentos, resenhas e entrevistas da poeta. A Relicário, ao mesmo tempo, lança "O Nervo do Poema", antologia de versos em homenagem a Orides, organizada por Paulo Henriques Britto e Patrícia Lavelle.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.