Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Popularizador do termo 'zumbi' ganha biografia

William Seabrook viveu com beduínos, se interessava por ocultismo, acreditava que a dor tinha propriedades místicas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

HQ número zero do Tio Patinhas
HQ número zero do Tio Patinhas - Divulgação

O jornalista William Seabrook viveu com beduínos, se interessava por ocultismo, acreditava que a dor tinha propriedades místicas, dizia ter comido carne humana com canibais --e, principalmente, ajudou a popularizar a figura dos zumbis na cultura pop americana.

Ele é biografado na HQ "O Abominável Sr. Seabrook", que a Companhia das Letras publica no segundo semestre e é fruto de dez anos de pesquisa do cartunista canadense Joe Ollmann.

O personagem foi uma espécie de Tintim do submundo e best-seller nos anos 1920 com relatos de viagem. Sua reportagem mais famosa foi o livro "The Magic Island", de 1929, relato sensacionalista feito a partir de uma viagem ao Haiti --onde o autor alegava ter encontrado zumbis e investigado a suposta presença deles na cultura religiosa haitiana.

CONTOS O escritor Sérgio Rodrigues prepara um novo livro para o meio do ano. "A Visita de João Gilberto aos Novos Baianos" trará sete narrativas breves, incluindo uma inspirada no encontro entre o pai da bossa nova e a trupe de Baby e Moraes Moreira, em 1971. Sai também pela Companhia.

FESTIVAL O Festival Serrote, organizado pela revista de ensaios do Instituto Moreira Salles de mesmo nome, confirmou o nome da jornalista mexicana Alma Guillermoprieto em sua próxima edição, que acontece entre 29 e 30 de março no IMS Paulista.

FESTIVAL 2 Ela recebeu ano passado o prêmio Princesa das Astúrias pelo conjunto de sua obra, que ainda é inédita no Brasil e tem como foco grandes conflitos na América Latina, como o Massacre de El Mozote, em El Salvador, em 1981. Com trabalhos publicados em veículos como a New Yorker e o Guardian, seu primeiro livro foi sobre o Carnaval carioca, em 1990.

PANTERA O Brazil Lab, núcleo de pesquisas sobre o país na Universidade Princeton, nos Estados Unidos, organiza para março um ciclo de debates em homenagem a Marielle Franco. Com título "Feminismos Negros nas Américas", o evento terá uma conferência da ativista, escritora e ex-Pantera Negra Angela Davis.

EN FRANÇAIS A editora francesa Gallimard comprou os direitos do romance policial "Presos no Paraíso", de Carlos Marcelo, publicado aqui pelo selo Tusquets. O livro, que se passa em Fernando de Noronha, entrará na coleção Du Monde Entier e será traduzido por Myriam Benarroch, professora da Sorbonne.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.