Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Estante Virtual não deve ter voto na assembleia de credores da Livraria Cultura

Site de vendas de livros usados tem R$ 11 milhões a receber da rede

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A assembleia geral de credores da Livraria Cultura, que está em recuperação judicial, já tem data para ocorrer, dia 22/3 —e os editores, ex-funcionários e empresas com quem a rede tem dívidas devem impedir a Estante Virtual de ter direito a voto.

O site de venda de livros usados foi comprado pela Cultura em 2017 —mas, mesmo assim, é um dos maiores credores listados na recuperação judicial, com quase R$ 11 milhões a receber.

Se votasse, seria como se a Cultura tivesse voz na aprovação de seu próprio plano de recuperação. E a lei 11.101/2005, que determina as regras de processos do tipo, diz que os sócios ou empresas relacionadas ao devedor podem participar da assembleia geral, mas não têm direito a voto e não podem ser considerados na verificação do quórum.

Ilustração de Roman Durov no livro ‘Pussy Riot – Um Guia Punk para o Ativismo Político’, de Nadya Tolokonnikova, ex-membro da banda russa, que a Ubu lança em abril
Ilustração de Roman Durov no livro ‘Pussy Riot – Um Guia Punk para o Ativismo Político’, de Nadya Tolokonnikova, ex-membro da banda russa, que a Ubu lança em abril - Roman Purov/Divulgação

CAMPOS A Planeta comprou os direitos de “Última Parada Auschwitz - A História de Como Sobrevivi”, relato sobre o campo de concentração escrito por Eddy de Wind, estudante holandês de medicina. O texto, publicado em 1946 e recentemente redescoberto, foi vendido para 16 países e sai em 2020.

RUTH E RAQUEL Já a Perspectiva lança uma nova tradução de Trajano Vieira do grego, “Helena e Seu Duplo”, de Eurípides. Na peça, a verdadeira Helena está no Egito esperando ser resgatada pelo marido, Menelau. Enquanto isso, a Helena de Troia, na verdade uma cópia criada pelos deuses, destrói a reputação da verdadeira.

MÉXICO A Sesi-SP Editora coloca na rua “Areias Movediças”, na qual o escritor mexicano Octávio Paz, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1990, reuniu sua produção literária de 1949. A edição traz dez contos do autor, com ilustrações de Gabriel Pacheco.

ITÁLIA É da escritora Maria Valéria Resende a tradução de “Cuore”, romance de Edmondo de Amicis, que a editora Autêntica publicará em breve. Clássico da literatura italiana publicado originalmente em 1886, o livro traz o diário de um estudante, escrito durante um ano letivo na escola primária no século 19.

CAPETA A Intrínseca comprou os direitos de “O Exorcismo da Minha Melhor Amiga”, do escritor Grady Hendrix. O livro conta a história de duas amigas que tomam juntas LSD —uma delas some na floresta e volta diferente, o que faz a colega achar que garota pode ter sido possuída pelo demônio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.