Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Feira Plana não será realizada em 2019

Evento foi cancelado devido a dívidas acumuladas em outras edições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Feira Plana, maior evento de artes gráficas e publicações independentes do país, teve a sua edição deste ano cancelada. O evento costuma acontecer no final de março —ano passado, foi realizado no pavilhão da Bienal.

O motivo foram as dívidas acumuladas nas últimas edições, que chegam aos seis dígitos. A ideia é quitar débitos e voltar só em 2020.

Como a Casa Plana, editora e livraria ligada ao evento, teve dois títulos selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático no ano passado, a ideia é usar o dinheiro dessas vendas ao governo para resolver a questão. A feira não costuma cobrar expositores.

“Chegava um momento em que não tinha dinheiro o suficiente, mas tínhamos que tomar uma decisão [e tirávamos do próprio bolso]”, diz Bia Bittencourt, organizadora da Plana.

Ilustração de Nelson Cruz em ‘O Pinguim que Andou de Bonde’, inspirado em trecho de uma carta de Monteiro Lobato, na qual o autor contava ter encontrado um pinguim de asa quebrada
Ilustração de Nelson Cruz em ‘O Pinguim que Andou de Bonde’, inspirado em trecho de uma carta de Monteiro Lobato, na qual o autor contava ter encontrado um pinguim de asa quebrada - Reprodução

CASA NOVA Bittencourt, aliás, está morando na Espanha e pretende abrir uma editora por lá. A No Libros deve começar a funcionar ainda neste semestre, com livros em português traduzidos para o espanhol. A ideia, no futuro, é produzir e distribuir em outros países, como Brasil, México e Argentina.

QUIOSCO TATUÍ A Banca Tatuí, que vende publicações independentes em São Paulo e é gerenciada pela Lote 42, vai participar da próxima edição da ArteBA, principal feira de arte contemporânea argentina, em abril. A banca levará uma seleção de obras de artistas, coletivos e editoras ligadas às artes visuais, como 
a Polvilho, a Borogodó e a Edições Aurora.

PLANALTO CENTRAL A livraria e editora Palavrear, de Goiânia, está se transformando em uma distribuidora, diante da falta de serviços do tipo na região central do país. Por enquanto, está trabalhando com a Companhia das Letras e a Lote 42.

MISTÉRIO A HarperCollins publica em abril “Garoto Devora Universo”, primeiro romance do jornalista Trent Dalton. O personagem principal, como o autor, foi criado por um traficante de heroína. O livro conta a história de uma criança que recebe mensagens dizendo que ela precisa salvar sua mãe, que está presa, na noite de Natal. O livro sairá em 17 países.

CIÊNCIA Já a Record acaba de contratar o novo livro de Marcelo Gleiser, professor de física e astronomia na Universidade Dartmouth, nos Estados Unidos, e colunista da Folha. O livro trará uma seleção de artigos publicados por Gleiser no jornal nos últimos anos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.