Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Livro inédito de Paulo Vanzolini sobre animais será editado

Compositor e cientista descreve espécies da América do Sul com tom de cronista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O compositor e cientista Paulo Vanzonili
O compositor e cientista Paulo Vanzonili - Divulgação
São Paulo

O zoólogo e compositor Paulo Vanzolini, morto em 2013, deixou além da obra científica um grupo de sambas que se tornaram clássicos da música brasileira, como “Praça Clóvis” e “Volta por Cima”.

Seis anos após sua morte, um grupo de textos inéditos sobre as espécies nativas da América do Sul, escritos como crônicas, estão em fase de edição e devem chegar às livrarias ainda este ano.

As crônicas serviram de inspiração para uma série de desenhos da artista plástica Berta Brentani —os desenhos foram expostos em 1997 no MAC e acompanharão o livro, mas os textos de Vanzolini não chegaram a ser publicados.

Apesar do olhar de cientista para a fauna, o sambista se permitiu um texto mais solto e com humor. Ao falar dos papagaios, por exemplo, nota que a carne das aves é muito dura —e, para comê-la, é melhor usar a panela de pressão. 

Já ao escrever sobre os sapos, Vanzolini ensina —ao menos em tese— como se faz um feitiço para prejudicar um inimigo, amarrando o nome do desafeto dentro da boca do bicho. Intitulado “Terra Papagalorum”, o livro sairá pela Imprensa Oficial.
 

MACONDO A Planeta comprou, na Feira de Londres, os direitos de “Solitude & Company”, de Silvana Paternostro. O livro traz depoimentos e anedotas sobre Gabriel García Márquez, contados por pessoas famosas ou não que foram próximas a ele, da toda-poderosa agente literária catalã Carmen Balcells a parentes distantes.

ESPIÃ Na feira, a editora também levou os direitos de “Liberation”, de Darby Kealey, um thriller inspirado na história verídica de Nancy Wake, uma das espiãs dos Aliados na Segunda Guerra que chegou a ser uma das pessoas mais procuradas pela Gestapo. A obra vai virar filme com Anne Hathaway.

NOVA YORK A Carambaia publica em maio “Eles e Elas - Contos da Broadway”, de Damon Runyon, nos quais o autor conta histórias de contrabandistas, apostadores e pugilistas, entre outros, tentando ganhar a vida. Runyon faz um retrato da Nova York dos anos 1920 e 1930, inspirado pelo ambiente das ruas ao redor da Broadway.

POESIA A Bazar do Tempo prepara para breve o lançamento da Coleção Atlântica, coordenada com Sofia Sousa Silva, com antologias de poesia portuguesa com apresentação de especialistas. Entre os autores selecionados, estão Adília Lopes, Jorge de Sena e Mário Cesariny.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.