Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles
Descrição de chapéu
Livros

Prêmio Paraná de Literatura será cancelado

Biblioteca Pública do Paraná diz que não foi extinto, mas apenas adiado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Depois de meses de boatos, a notícia se confirma. O Prêmio Paraná de Literatura, um dos principais voltados para obras inéditas, vai mesmo ser cancelado neste ano.

As informações oficiais da Biblioteca Pública do Paraná, que organiza o troféu, dizem que ele não foi extinto, mas apenas adiado —e deve voltar no ano que vem.

Recentemente, o órgão teve uma troca não só de diretoria —saiu Rogério Pereira e entrou Ilana Lerner, ex-diretora do Museu Oscar Niemeyer—, mas também de parte de sua equipe.

Procurada, a instituição diz que o troféu literário não será realizado por falta de tempo, diante dessas mudanças. 

A ideia é aproveitar a suspensão para reformulá-lo, talvez criando categorias. Mas outros projetos, como o jornal Cândido e a revista Helena, além do Escritor na Biblioteca, seguem em frente.

A expectativa é que o prêmio, já reformulado, possa ter as inscrições abertas no começo do ano que vem.
Todo ano são premiados um romance, um livro de contos e um de poesia. Além de pagar R$ 30 mil, o prêmio banca a impressão de uma tiragem. 

OITENTA No próximo dia 26, a crítica e ensaísta Heloísa Buarque de Hollanda faz 80 anos. E a Bazar do Tempo põe nas ruas o livro “Onde É que Eu Estou? —Heloisa Buarque de Hollanda 8.0”. Com organização de André Botelho, Cristiane Costa, Eduardo Coelho e Ilana Strozenberg, traz textos sobre temas como poesia, periferia e literatura marginal.

O escritor José Murilo de Carvalho, durante a Flip 2019, em Paraty - Folhapress

OITENTA 2 O historiador José Murilo de Carvalho também completa 80. Ele é um dos homenageados em “Três Vezes Brasil” (Bazar do Tempo), que celebra a obra de mais outros dois historiadores, Alberto da Costa e Silva e Evaldo Cabral de Mello. Com organização de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Starling, o volume fala da trajetória deles e também trará três longas entrevistas.

POESIA Um dos grandes best-sellers do país, o poeta cearense Bráulio Bessa lança um novo livro, em agosto, pela Sextante. “Um Carinho na Alma” traz poemas inéditos e textos em prosa sobre Alto Santo, sua terra natal. Com o anterior, “Poesia que Transforma”, Bessa vendeu 210 mil exemplares.

RÉPTIL Acabado o prazo para o Prêmio Jabuti, ao todo, 2.103 obras foram inscritas para a competição deste ano. O número supera o recorde anterior, nas edições do ano passado e de 1963.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.