Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Plataformas de audiolivros buscam conteúdo exclusivo para áudio no país

Storytel já fechou diversos contratos com autores, enquanto Amazon realiza reuniões com agentes e editores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Prestes a anunciar sua estreia no Brasil, a sueca Storytel, segunda maior plataforma de audiolivros do mundo, começou a fechar com autores a compra de ficção exclusiva para áudio --numa inversão do caminho normal nesse segmento do mercado, que é usar o conteúdo do que já está nas livrarias.

As obras podem até sair em papel eventualmente, mas o foco é a plataforma. A Storytel já comprou e está produzindo três peças de Edney Silvestre: "Sarah em São Paulo", "O Brilho por Trás das Nuvens" e "Casa Comigo". Também já fechou um inédito de Nana Pauvolih, best-seller da literatura erótica, entre outros nomes, numa tentativa de ser uma espécie de Netflix do áudio.

AMAZON Ao mesmo tempo, executivos da Audible, plataforma de audiolivros da Amazon, vêm se reunido com agentes e editores. Além de negociar os direitos de obras impressas, a coluna apurou que o conteúdo exclusivo é um tema que está sempre nas mesas de negociação. Com Amazon e Storytel, um novo filão do mercado editorial se anuncia --mas ele também pode trazer competição com as editoras pela compra de direitos. ​

Ilustração de Jean Matos em Poemas para Ler Antes das Notícias, antologia bimestral da Cult
Ilustração de Jean Matos em Poemas para Ler Antes das Notícias, antologia bimestral da Cult - Divulgação

ARQUITETURA A Todavia fechou com o ensaísta e arquiteto Francesco Perrotta-Bosch um perfil biográfico de Lina Bo Bardi, a ser publicado em 2021. O autor já começou pesquisas tanto no Brasil quanto na Itália, para abordar não só a arquitetura, mas também outros aspectos de sua vida e obra, como a política e a cultura.

POESIA A revista Cult prepara o lançamento de uma nova publicação, a Poemas para Ler Antes das Notícias, que trará versos de vários autores e ilustrações. A primeira edição reunirá 32 autores, como Reuben, Heitor Ferraz e Conceição Evaristo. A curadoria é de Alberto Pucheu e o projeto gráfico, de Fernando Saraiva.

ESTREIA David Benincá, roteirista do Choque de Cultura e do Falha de Cobertura, prepara sua estreia literária, com "Nocautes no Primeiro Round". São crônicas poéticas sobre histórias do cotidiano, marcadas por noites insones e incursões boêmias pelo Rio de Janeiro.

ESTREIA 2 O livro marca o nascimento da mapa.lab, agência de conteúdo editorial que prepara ainda um podcast de ficção de Ray Tavares e livros de autores como Pam Gonçalves e Babi Dewet, além de uma história interativa para celular de Luly Trigo. A agência é uma iniciativa das editoras Ana Lima, Ana Paula Costa, Camila Perlingeiro e Martha Ribas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.