Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Resultado de leilão brasileiro por Woody Allen fica em suspenso

Grupo disse que ainda vai decidir o que acontece com os leilões em outros países

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Está em suspenso o resultado do leilão brasileiro de "Apropos of Nothing" (a propósito de nada), o livro de memórias de Woody Allen, cuja publicação foi cancelada pela Hachette nesta sexta (6).

Procurado por uma pessoa envolvida na negociação brasileira, o grupo disse que ainda vai decidir o que acontece com os leilões em outros países --a obra já tinha sido vendida para França, Alemanha, Itália e Espanha, onde tinha data de lançamento.

Aqui no país, até que algo mude, são cinco as editoras na disputa. Pelo menos três grandes casas do país decidiram não participar --por motivos que vão desde a acusação de abuso sexual contra Allen até o medo da reação do público, passando pelo fato de que a Hachette se recusava a dar detalhes sobre a autobiografia ou acesso ao manuscrito.

Os editores só receberam uma descrição vaga da obra, falando que ela trataria das relações de Allen com "família, amigos e amores de sua vida". Nenhuma palavra sobre as acusações de abuso feitas por sua filha Dylan Farrow. Conduzido pela Agência Riff, principal agência literária do país, o leilão deveria ter seu resultado anunciado nesta sexta (16).

CORONAVÍRUS Com o cancelamento, por causa do coronavírus, da Feira do Livro de Londres, que começaria no dia 10/3, as negociações já se iniciaram nesta semana. Leilões já estão em curso e as reuniões acontecem por Skype. Alguns editores planejam ir para Nova York em maio.

 

NARRATIVA CURTA A cineasta Anna Muylaert, diretora de "Que Horas Ela Volta?", lança em breve "Quando o Sangue Sobe à Cabeça" (Lote 42), um volume de seis narrativas curtas escritas nos anos 1990, quando ela fazia a passagem para o cinema. Antes disso, ela havia publicado "Vai!", livro de poesia pela Massao Ohno.

NA MÃO Nesta semana, é lançado o aplicativo Nexbooks, com livros digitais para celulares, com imagens, sonoplastia e trilha sonora. É a estreia da startup editorial carioca Nextale. A plataforma disponibiliza grátis o conto original "Chapeuzinho Vermelho", de Charles Perrault.

NA RUA Na sexta (13), abre as portas uma nova livraria no Rio, a Janela. A inauguração terá bate-papo entre Heloisa Seixas e Ruy Castro, com projeção de imagens do último livro dele, "Metrópole à Beira-Mar". Ainda neste mês, haverá um curso sobre biografias, com Joselia Aguiar, e um outro sobre literatura latino-americana, com Eric Nepomuceno.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.