Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Editora Planeta lança programa para ajudar livrarias durante a crise

Iniciativa é opção para varejistas que não têm operação online

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com o varejo fechado e, até agora, sem previsão confiável de reabertura, continuam a surgir iniciativas de apoio às livrarias independentes.

Depois da Companhia das Letras, que, no começo da crise, ofereceu sua logística para lojas que quisessem começar ou apenas reforçar suas vendas online, é a vez da Planeta.

A editora espanhola com atuação no Brasil acaba de criar o programa de associados Via Livraria, em parceria com a distribuidora Dedalog.

É basicamente um site no qual a editora vai vender seus livros –mas livrarias que queiram se associar receberão links customizados para divulgarem em suas redes. A cada venda através de tais links, a livraria recebe 20%.

Enquanto livrarias pequenas fazem até encomendas via WhatsApp, essa é uma opção para quem não tem operação na internet. Por enquanto, entre os associados ao projeto, estão livrarias como a do Comendador e a da Tarde.

Inauguração da Livraria da Tarde, em São Paulo
Inauguração da Livraria da Tarde, em São Paulo - Matheus Fernandes/Divulgação

CAIU NA REDE No ano passado, o espólio de J. D. Salinger passou a autorizar, pela primeira vez a publicação de ebooks com a obra do autor, que não gostava do formato. Agora, chegou a vez do Brasil.

CAIU NA REDE 2 A Todavia lança agora os ebooks em português das reedições do autor americano. "O Apanhador no Campo de Centeio", "Nove Histórias" e "Franny & Zooey" estão disponíveis a partir deste sábado (9). "Levantem Bem Alto a Viga, Carpinteiros & Seymour - Uma Introdução" fica para ano que vem.

COLONIALISMO A Boitempo comprou os direitos de "Escritos Políticos", do psiquiatra e filósofo francês Frantz Fanon. É a terceira parte da coletânea "Escritos Sobre a Alienação e a Liberdade", com textos inéditos em português, sobre raça, identidade, ativismo e colonialismo. São os textos dos últimos anos de vida do autor.

RÚSSIA Os lançamentos começam a voltar pouco a pouco. Os fãs de Mikhail Bulgákov, autor de "O Mestre e a Margarida", poderão ler pela primeira vez em português "Anotações de um Jovem Médico", sobre as experiências do autor, então recém-formado, num precário hospital no interior da Rússia em 1916 e 1917. Sai pela 34, com tradução de Irineu Franco Perpétuo.

CRISE A Carambaia realiza, em seu canal no YouTube, uma série de lives com profissionais do mercado falando sobre a crise. Na terça (12), às 16h15, é a vez de Rui Campos, dono da Livraria da Travessa. Depois, os vídeos ficam disponíveis no canal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.