Mauricio Stycer

Jornalista e crítico de TV, autor de "Topa Tudo por Dinheiro". É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mauricio Stycer

Com ajuda de profissionais americanos, Netflix acelera produção no Brasil

Empresa de streaming vai lançar quatro séries nacionais neste primeiro semestre

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Netflix reuniu nesta semana em São Paulo mais de 50 jornalistas para dar detalhes sobre o lançamento de quatro séries brasileiras neste primeiro semestre. "Um momento histórico", nas palavras de Maria Ângela de Jesus, diretora de produções originais nacionais da empresa de streaming.

O drama "Coisa Mais Linda", ambientado no Rio de Janeiro no final dos anos 1950, ao som de muita bossa nova, estreia na próxima sexta-feira (22). Na sequência, virão a segunda temporada da comédia "Samantha", a terceira temporada do drama futurista "3%" e o mistério sobrenatural "O Escolhido".

Maria Casadevall na série "Coisa Mais Linda", da Netflix
Maria Casadevall na série 'Coisa Mais Linda', da Netflix - Aline Arruda/Netflix

A primeira coisa que chamou a atenção no evento, realizado em um hotel de luxo recém-inaugurado, foi saber que existem mais de 50 profissionais escrevendo ou falando sobre séries em jornais, sites, blogs e vlogs no Brasil. A mídia pode estar em crise, mas a indústria do entretenimento segue investindo firme em promoção.

"Coisa Mais Linda" é a primeira série brasileira da Netflix cujo crédito principal, de criador, é dividido entre um brasileiro (o produtor Giuliano Cedroni) e uma americana (a roteirista Heather Roth).

"Tem um trabalho de estruturação de roteiros", explicou Maria Ângela. "Eles fazem isso há muito mais tempo do que a gente. Foi uma contribuição muito rica. Foi uma primeira experiência que fizemos, que funcionou superbem", acrescentou.

Uma segunda experiência dessa natureza deve chegar ao serviço em 2020. Será a série de terror "Spectros", criada, escrita e dirigida pelo americano Douglas Petrie (de "Buffy, a Caça-Vampiros"), com elenco brasileiro e realização de uma produtora de São Paulo.

Não à toa, estava presente no evento da Netflix em São Paulo a americana Chris Sanagustin, diretora de conteúdo internacional original da empresa, a quem Maria Ângela de Jesus se reporta. A executiva conta, nos Estados Unidos, com duas produtoras dedicadas à criação das séries brasileiras.

Esta aproximação de brasileiros com americanos reforça a ambição da empresa de imprimir um padrão "netflixiano" de qualidade às suas produções. Isso significa séries com cor local, mas produção não mambembe, e apelo para diferentes mercados.

Elenco da série 'O Escolhido', da Netflix
Elenco da série 'O Escolhido', da Netflix - Emiliano Capozoli/Netflix

Como diz Maria Ângela de Jesus, o seu objetivo principal é produzir séries com potencial para viajar. Segundo a executiva, a primeira temporada de "3%" teve 50% de sua audiência registrada fora do Brasil.

"Viajar é algo que nós ambicionamos, que nós queremos, que é importante para nossas histórias, no sentido de levar o Brasil para o mundo. É o lado bonito do nosso trabalho. Levar nossa cultura, nossas histórias, nossa paisagem para o mundo", diz ela.

Mais que isso, é uma meta de negócios. Presente em 190 países, disponível em 27 línguas e com 139 milhões de assinantes (mais da metade fora dos Estados Unidos), a Netflix entende que a expansão global é o caminho para a consolidação da empresa.

Em novembro de 2017, Ted Sarandos, o principal executivo na área de conteúdo, reuniu em São Paulo os maiores produtores independentes do país e anunciou a intenção de produzir 20 séries por ano no Brasil.

"Não estamos tão longe, se consideramos que quatro vão ser lançadas no primeiro semestre e cinco no segundo", diz a diretora local. "Acho que o mercado brasileiro oferece condições."

A empresa pode chegar a dez séries neste ano. Além das quatro programadas, estão previstas "Cidades Invisíveis", de Carlos Saldanha, "Ninguém Tá Olhando", de Daniel Rezende, "Onisciente", de Pedro Aguilera, "Irmandade", de Pedro Morelli, e mais uma não anunciada.

A segunda temporada de "O Mecanismo" também pode estrear neste ano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.