Mauricio Stycer

Jornalista e crítico de TV, autor de "Topa Tudo por Dinheiro". É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mauricio Stycer

Globo dedicou cinco vezes mais tempo ao tuíte presidencial que a Record

Assunto foi o segundo principal destaque do Jornal Nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Numa Quarta-Feira de Cinzas sem muitas notícias, seria de se esperar que o tuíte escatológico do presidente Jair Bolsonaro ganhasse destaque em todos os telejornais noturnos da TV brasileira. Não foi o que aconteceu.

O assunto não foi sequer mencionado na “escalada” (a leitura dos principais assuntos) dos noticiários de três das maiores emissoras abertas do país (Record, Band e RedeTV!). No SBT Brasil, o tuíte de Bolsonaro foi o sexto dos oito assuntos destacados na abertura. No Jornal Nacional, foi o segundo principal destaque.

Outro indicador relevante na televisão é o tempo. Em telejornais que, por tradição, se limitam a noticiar sem emitir opinião, como os da Globo, Record e SBT, a duração de uma reportagem pode representar o que a direção pensa ou quer que o espectador pense do assunto

O Jornal da Record foi o que tratou mais rapidamente da notícia —apenas um minuto e 13 segundos. O JN, o que se estendeu mais –seis minutos e 15 segundos, ou cinco vezes mais que o concorrente. Jornal da Band (2min41s), RedeTV! News (2min46s) e SBT Brasil (3min18s) ficaram no meio.

Na Record, cujo dono, Edir Macedo, manifestou apoio a Bolsonaro ainda na campanha eleitoral, a intenção de minimizar o estrago causado pelo tuíte presidencial não foi disfarçada. A oposição foi representada pela fala do deputado Daniel Coelho (PPS-PE): “Ficar rendendo pequenas polêmicas na internet não vai nos ajudar em nada a avançar como país”. 

Já a governista Bia Kicis (PSL-GO) disse: “Bolsonaro foi eleito para resgatar os valores morais. O que ele fez, de denunciar esse vídeo, é o que a gente espera, sim, que ele faça”. Por fim, o telejornal registrou: “Na avaliação de pessoas próximas ao presidente, o episódio não prejudica a imagem de Jair Bolsonaro”.

Descontada a ironia da frase de abertura (“No feriado, o presidente não tirou folga das redes sociais”), a Globo exibiu uma reportagem basicamente informativa, expondo as muitas reações causadas pelo tuíte. “Milhares de internautas criticaram a publicação”, disse o telejornal, exibindo três exemplos. “Teve gente que concordou com o presidente”, contrapôs, mostrando um depoimento.

Vista como “inimiga” por Bolsonaro, a Globo exibiu depoimentos de dois políticos em defesa do presidente e quatro com críticas, incluindo o de um deputado da base de apoio do governo. E também expôs a repercussão internacional nos sites de jornais dos EUA, Inglaterra e México, além da nota oficial do governo.

Na Band, a apresentadora Lana Canepa ironizou, parodiando o texto escrito pelo presidente: “Nós não nos sentimos confortáveis para abordar esse assunto, mas o tamanho da repercussão não deixa outra alternativa”. E o apresentador interino Fábio Pannunzio opinou: “O presidente precisa urgentemente parar de tuitar e passar a governar”.  

Na RedeTV!, Boris Casoy disse que Bolsonaro “cometeu dois erros graves”. Primeiro, ter postado imagens obscenas, “fato reprovável, ainda mais partindo de um presidente de República”. E segundo, por ter condenado, com base em apenas uma cena, blocos e o próprio Carnaval como um todo.

No esforço de minar a credibilidade da mídia tradicional e falar diretamente a seus eleitores, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, transformou o Twitter num palanque poderoso. E obrigou os jornalistas a acompanharem essa rede social como fonte primária de informação. 

Bolsonaro está tentando fazer a mesma coisa. Se não quiser perder importância, a mídia precisa tratar os tuítes presidenciais pelo que eles são e representam. Ignorá-los ou fingir que não têm importância é um tiro no pé. 

 
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.