Mauricio Stycer

Jornalista e crítico de TV, autor de "Topa Tudo por Dinheiro". É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mauricio Stycer

Telejornais fazem bem em não exibir exageros retóricos de Bolsonaro

Na combinação de desinformação, grosseria e autopromoção, ajudam a reforçar os laços com apoiadores mais fiéis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mais do que dirigidos à mídia impressa, os shows do presidente Jair Bolsonaro na entrada do Palácio da Alvorada são voltados para a televisão e a internet. Na combinação de desinformação, grosseria e autopromoção, ajudam a moldar a sua imagem e a reforçar os laços com apoiadores mais fiéis.

Bolsonaro merece crédito por ter ajudado a convencer os jornalistas de que nem tudo o que o presidente fala ou faz é notícia. Demorou um pouco para isso acontecer, mas hoje está claro que a reprodução de parte do que diz nos seus embates com a mídia serve apenas para promovê-lo; não tem caráter informativo.

Um dos principais alvos, a Globo foi uma das primeiras a entender esse mecanismo e tem conseguido em seus telejornais desidratar a imagem que o presidente gostaria de projetar.

Na segunda-feira (11), por exemplo, Bolsonaro comunicou, do seu jeito de sempre, a decisão de classificar academias de ginástica e salões de beleza como serviços essenciais.

“Academia é vida. As pessoas vão aumentando o colesterol, têm problemas de estresse. [Com as academias] Vão ter uma vida mais saudável”, disse. “A questão do cabeleireiro também. Fazer cabelo e unhas é questão de higiene.”

O Jornal Nacional optou corretamente, na minha opinião, por não mostrar essas frases e enfatizar o aspecto mais político da notícia —o ministro da Saúde não foi informado previamente sobre o decreto.

Espantado, ele tomou conhecimento da decisão por meio dos jornalistas que o entrevistaram.

Em meio a uma pandemia que o presidente parece não levar a sério, dar espaço ao negacionismo é uma forma de promover a desinformação e pode custar vidas.

A mente dos laranjas

As séries baseadas em crimes verdadeiros formam hoje, possivelmente, o gênero que mais prospera na TV paga e nos serviços de streaming. Em formato de documentário ou como ficção, os programas transformam tragédias, crimes e golpes célebres em entretenimento.

O gênero é antigo, mas foi vitaminado nos últimos anos. Com mais recursos, as reconstituições ganharam qualidade e, mal comparando com a imprensa, os programas perderam a antiga aparência de tabloides e se transformaram em jornais de qualidade.

Um dos melhores da safra 2020 é “McMillions”, documentário em seis episódios que relata uma fraude milionária ocorrida em uma promoção do McDonald’s, nos Estados Unidos, entre 1989 e 2001.

Clientes ganhavam selos para preencher a cartela de uma versão do jogo Banco Imobiliário. Alguns desses selos eram premiados com valores em dinheiro de até US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,5 milhões).

O funcionário de uma empresa que prestava serviços ao McDonald’s encontrou um jeito de roubar os selos mais valiosos e, com a ajuda de um criminoso, repassá-los a pessoas que se dispunham a receber o prêmio e entregar parte do valor.

No segundo episódio já sabemos quem são os cérebros da fraude, mas “McMillions” não perde o interesse. O mérito da série exibida pela HBO (disponível para assinantes) é buscar entender o que levou dezenas de pessoas a aceitarem o papel de laranjas no crime. Os depoimentos mostram a candura de figuras que nunca cometeram irregularidade

alguma na vida explicando como foram envolvidas na trama. Um padrasto envolveu o enteado; uma aeromoça carente se deixou seduzir por um tipo com boa lábia; uma mulher foi enganada pela amiga...
Ainda que seja pouco crítica em relação aos policiais federais e ao promotor que esclareceram o caso, todos muito pimpões, “McMillions” vale a pena.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.