Mauricio Stycer

Jornalista e crítico de TV, autor de "Topa Tudo por Dinheiro". É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mauricio Stycer

Dominical da Record parece falar de um país que erradicou pandemia

Programa da Record pareceu retratar a realidade da Nova Zelândia, e não de um país que se aproxima dos 90 mil mortos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A forma como Globo e Record enxergam a missão de informar nunca foi tão distinta quanto em 2020. Enquanto a emissora carioca tem tratado a pandemia de coronavírus como prioridade absoluta dos seus noticiários, a emissora paulista enxergou “alarmismo” na concorrência e tem buscado apresentar uma cobertura alternativa, que leve “informação de qualidade”, mas mostre que “há esperança”.

Essa posição da Record, já expressa publicamente por Antônio Guerreiro, vice-presidente de jornalismo da emissora, coincide com as críticas do presidente Jair Bolsonaro e de ministros do governo à cobertura de alguns veículos, em especial da Globo.

Os principais telejornais das duas emissoras, Jornal Nacional e Jornal da Record, expõem abertamente, toda noite, essa divergência essencial. E ela também é notável nas respectivas “revistas eletrônicas” dominicais dos dois canais, o Fantástico e o Domingo Espetacular.

Lançado em 1973, o Fantástico sempre ocupou na televisão o lugar da revista semanal de informação. Com longa duração, explora os principais acontecimentos da semana, mas buscando acrescentar desdobramentos originais. A sua pauta sempre inclui também reportagens especiais, eventualmente mais “frias”, sem uma conexão direta com o dia a dia. É uma das principais audiências do canal no domingo.

Em 2004, num momento em que buscou inspiração na grade da concorrente, a Record criou o Domingo Espetacular, definido justamente como uma “revista eletrônica de entretenimento e informação”.
É a principal audiência da emissora aos domingos.

Nesta semana, o Fantástico exibiu 23 reportagens diferentes ao longo de duas horas e meia. Sete delas tiveram algum tipo de relação com a pandemia e ocuparam, no total, mais de 32 minutos, ou 22% do programa.

Já a edição do Domingo Espetacular teve duração de três horas e 13 minutos. Também exibiu 23 reportagens, mas apenas duas mencionaram a pandemia, ocupando um total de dez minutos, ou 5% do programa.

Além de apresentar os números da pandemia (em 45 segundos), o dominical da Record exibiu uma reportagem policial de mais de nove minutos sobre um trio que foi preso após vender máscaras de baixa qualidade e pagando propina para diferentes entes públicos.

O tempo dedicado à pandemia foi inferior, por exemplo, ao de uma reportagem sobre “mitos e verdades do creme de leite”, que ocupou 12 minutos do programa.

O dominical da Globo, por sua vez, abordou a pandemia sob a ótica da saúde, da economia e do comportamento. O programa abriu com uma reportagem de forte apelo emocional sobre um menino de três anos, com síndrome de Down, que superou a Covid-19. Seguiu com outra sobre como evitar a contaminação nas escolas num momento em que alguns estados já promovem a volta às aulas.

O Fantástico exibiu ainda uma série de flagrantes de desrespeito ao uso de máscaras e ao isolamento em diferentes cidades do país no domingo. Também mostrou como o setor hoteleiro está reagindo à crise causada pela pandemia. E lembrou a história do homem que escalou as janelas externas de um hospital na Cisjordânia para se despedir da mãe doente.

O programa ainda apresentou uma atualização dos números da doença no país e exibiu mais uma vez o quadro em que atores da emissora leem pequenas biografias de pessoas mortas pela Covid-19.

A julgar pelo que exibiram, Domingo Espetacular e Fantástico se passam em dois países diferentes. O programa da Record pareceu retratar a realidade da Nova Zelândia, um país que se livrou da pandemia, e não a do Brasil, que se aproxima dos 90 mil mortos.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.