Mauricio Stycer

Jornalista e crítico de TV, autor de "Topa Tudo por Dinheiro". É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mauricio Stycer
Descrição de chapéu Televisão Séries

Não basta fazer alerta em 'Da Cor do Pecado', é um dever explicar o inaceitável

Canal Viva inaugura nova era da TV ao incluir advertência nos capítulos das novelas que reprisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A televisão brasileira entrou numa nova era nesta semana com a decisão do canal Viva de incluir uma advertência aos espectadores ao final de cada capítulo das novelas que exibe: “Esta obra reproduz comportamentos e costumes da época em que foi realizada”.

Chamada pelo Viva de “cartela de contexto de época”, a mensagem será exibida também ao final de todos os demais programas exibidos pelo canal.

No ar desde maio de 2010, exibindo reprises de programas da Globo, o Viva frequentemente ocupa o primeiro lugar no ranking dos canais mais vistos na TV por assinatura no Brasil.

Por que só agora, depois de quase 11 anos no ar, a empresa tomou essa iniciativa? Ainda não está claro.

A atriz Taís Araujo durante as gravações da novela "Da Cor do Pecado", da Globo
A atriz Taís Araujo durante as gravações da novela "Da Cor do Pecado", da Globo - João Miguel Jr./Divulgação

Numa nota enviada à imprensa na terça-feira (20), o Viva observou que os programas que exibe são “um retrato da sociedade que evolui —e de uma Globo que evolui junto com ela”.

A motivação explícita para a inclusão da cartela foi a estreia de “Da Cor do Pecado”, uma novela de João Emanuel Carneiro, exibida originalmente em 2004. O título reproduz um chavão antigo, de cunho racista, que associa mulheres negras a sensualidade e sexo.

O incômodo com o clichê racista do título foi apontado na época, mas a Globo fingiu não ouvir. Aqui mesmo na Folha, o jornalista Vinicius Torres Freire registrou, inconformado: “Por que ainda em 2004 alguém recorreria sem mais a chavões como ‘cor do pecado’?”.

“Talvez a tolerância com a estupidez, a convivência naturalizada com miríades de preconceitos ou a indiferença estupidificada das pessoas que vivem diante da televisão permitam que o preconceito e outras grossuras do espírito circulem à vontade, sem que ninguém note”, escreveu.

Trata-se da primeira novela da Globo a ter uma protagonista negra (Taís Araujo) e apresenta como tema principal um romance inter-racial, entre a personagem dela e o de Reynaldo Gianecchini. A atriz vive Preta, uma moça negra e pobre criada no Maranhão, e ele é Paco, um jovem branco, rico, criado no Rio de Janeiro.

Curiosamente, Carneiro deu entrevistas na época dizendo que não tinha a intenção de discutir racismo na novela: “Não estou fazendo uma coisa sociológica. Estou contando a história de dois personagens. A história de amor entre Paco e Preta. Não é o meu objetivo criar polêmica”.

Acho positiva a inclusão da “cartela de contexto de época”, mas que ela não sirva apenas para a Globo “lavar as mãos” e dizer que “as coisas eram assim” no passado. É importante olhar para trás com disposição de encarar os erros e falar deles no presente.

A Globo enxerga o enorme valor do seu acervo, em particular das novelas antigas. Além da exibição contínua no Viva, acelerou o processo de oferta de títulos no Globoplay, o seu serviço de streaming.

Seria importante que a empresa, além de exibir a cartela, tratasse do assunto abertamente com os espectadores. Explicar por que está fazendo essa advertência, quais são os problemas de cada novela e por que não aceitamos eles hoje. Isso sim seria o retrato de uma sociedade que evolui.

Essa tem sido a atitude de alguns produtores em outros países. Em junho do ano passado, por exemplo, na esteira dos protestos contra a violência policial e racial nos Estados Unidos, a plataforma de streaming HBO Max chegou a retirar do catálogo o filme “... E O Vento Levou”, de 1939. Dias depois, o canal recolocou o filme no ar, mas antecedido de uma breve aula sobre o seu contexto histórico.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.