Mauricio Stycer

Jornalista e crítico de TV, autor de "Topa Tudo por Dinheiro". É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mauricio Stycer

Série 'A Amiga Genial' mostra que o machismo está em todo lugar

Obra da HBO já é uma das melhores do ano, mas não ganhou metade dos holofotes das séries sobre golpistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A HBO terminou de exibir nesta semana a terceira temporada de "A Amiga Genial", possivelmente a melhor ficção que a televisão levou ao ar em 2022, mas a repercussão não chegou aos pés da última, ou da penúltima, ou da antepenúltima série sobre golpistas da Netflix.

A série foi batizada com o título do primeiro dos quatro volumes da "tetralogia napolitana" da escritora italiana Elena Ferrante, um best-seller internacional. Cada temporada, com oito episódios, corresponde a um dos livros (os 24 episódios estão disponíveis no HBO Max com o título em inglês, "My Brilliant Friend"). A quarta e última já foi encomendada.

Da esq. para dir. Gaia Girace e Margherita Mazzucco, que interpretam respectivamente Raffaella Cerullo, a Lila, e Elena Grego, a Lenu, na série da HBO 'A amiga genial'
Da esq. para dir. Gaia Girace e Margherita Mazzucco, que interpretam respectivamente Raffaella Cerullo, a Lila, e Elena Grego, a Lenu, na série da HBO 'A Amiga Genial' - Eduardo Castaldo/HBO/Divulgação

"A Amiga Genial" é a reconstituição da amizade de duas amigas, segundo as lembranças e reflexões de uma delas, Elena Greco, a Lenu, que idolatra a outra, Raffaella Cerullo, a Lilla. Ambas de origem humilde, se conheceram ainda crianças em Nápoles, na década de 1950.

A série é uma coprodução da HBO com a RAI, e esta pode ser a primeira razão do baixo reconhecimento que alcançou. A TV estatal italiana não está entre as maiores joias do país, pelo contrário. Mas, justiça seja feita, surpreendeu com a altíssima qualidade do produto.

Ainda que soe um pouco pretensioso, o cineasta Saverio Costanzo não exagera quando conta que buscou inspiração no neorrealismo italiano e na nouvelle vague francesa, respectivamente, para a realização das duas primeiras temporadas.

A segunda é especialmente encantadora, do ponto de vista visual, ao descrever os diferentes rumos tomados pelas amigas, ainda adolescentes —Lilla se casa em Nápoles com o dono da charcutaria, e Lenu contraria o desejo da mãe e vai para a universidade em Pisa. Os dois episódios que elas passam na ilha de Ischia são brilhantes.

Outro problema que pode ter afetado a repercussão de "A Amiga Genial" diz respeito à língua original. Os produtores lutaram para que a série fosse falada em dialeto napolitano e italiano, e não em inglês, como costuma ocorrer em produções da HBO americana realizadas fora dos EUA.

Também pode ter atrapalhado o fato de não ter grandes estrelas nos créditos. As duas protagonistas, Margherita Mazzucco e Gaia Girasse, nunca haviam atuado antes --e são espetaculares. O elenco que compõe o círculo napolitano é extraordinário.

A terceira temporada é dirigida pelo cineasta Daniele Luchetti e mantém o apuro técnico e visual. O ambiente agora é o início da década de 1970, tempos de enfrentamento violento entre direita e esquerda, e de liberdade sexual.

Lilla trabalha sob condições degradantes numa fábrica de embutidos, em Nápoles; Lenu está casada com um professor universitário em Florença, e dá os primeiros passos na carreira literária.

O roteiro evita clichês, explora silêncios, troca de olhares, sutilezas e, também, oferece diálogos cortantes. Luchetti definiu bem o clima: "A série mantém a promessa de revelar a verdade sobre a relação entre essas duas garotas, mas esse esclarecimento nunca chega".

O tema central de "A Amiga Genial" é a sororidade e a afirmação feminina, a luta da mulher pelo direito de escolher os parceiros, manifestar desejos e definir os próprios caminhos pessoais e profissionais.

A narrativa de Elena Ferrante mostra que a resistência, o machismo estrutural, está em toda parte —dentro da própria casa e na rua, entre os aprendizes de mafiosos e os professores universitários, entre os mais humildes e os ricos.

Como disse uma jornalista americana, rara voz a se empolgar nos EUA com o programa da HBO, "A Amiga Genial" é televisão genial. Agradeço à minha sobrinha Clarissa, ávida leitora, por me introduzir ao mundo de Elena Ferrante.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.