Mauricio Stycer

Jornalista e crítico de TV, autor de "Topa Tudo por Dinheiro". É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mauricio Stycer
Descrição de chapéu jornalismo mídia

'Endangered' discute a crise do jornalismo, mas não vê soluções para os problemas

Documentário que acompanha quatro jornalistas, dentre eles Patrícia Campos Mello, alerta sobre situação desesperadora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Numa versão do PowerPoint do Dallagnol, planejada para virar meme, o jornalista poderia ser posto no centro do diagrama, mas não como responsável por uma rede de malfeitos, e sim como vítima.

Os seus vilões seriam identificados com as seguintes plaquinhas: revolução digital, fake news, redes sociais, governantes autoritários, políticos inescrupulosos, empresários sem visão, assediadores de repórteres.

Cartaz do documentário 'Endangered', de Heidi Ewing e Rachel Grady
Cartaz do documentário 'Endangered', de Heidi Ewing e Rachel Grady - Divulgação

Apesar da tentativa engraçadinha de síntese, o gráfico não consegue explicar direito a história. A esta altura dos acontecimentos, aliás, parece cada vez mais difícil fazer entender o que aconteceu com uma profissão que já teve tanta importância e glamour. Deve haver alguma luz no final do túnel, mas está difícil de enxergar.

Ainda bem que tem gente com disposição de, ao menos, apontar claramente os problemas. Como é o caso da dupla Heidi Ewing e Rachel Grady, responsável pelo documentário "Endangered" disponível no HBO Max. O título, que pode ser traduzido como "ameaçados de extinção", é um grande acerto e resume bem o que está em jogo neste momento da história.

Quatro jornalistas, dois repórteres e dois fotógrafos, servem ao filme para descrever quatro diferentes problemas enfrentados pelos profissionais da notícia.

A brasileira Patrícia Campos Mello, que os leitores da Folha têm a sorte de conhecer muito bem, foi escalada para mostrar o que acontece quando o presidente de um país tenta desacreditar um trabalho jornalístico de peso e ofender a honra de quem o realizou. Em outubro de 2018, a repórter mostrou uma prática ilegal de apoiadores do então candidato Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral.

O britânico Oliver Laughland, do britânico The Guardian, documenta os efeitos do fechamento de jornais em pequenas cidades americanas durante a campanha presidencial de 2020, registra a desconfiança que apoiadores de Trump têm da mídia tradicional e mostra como a desinformação se alastra nestes ambientes.

O americano Carl Juste, profissional veterano do The Miami Herald, fotografa os protestos pela morte de George Floyd na região onde atua. Ao ver o seu jornal adotando medidas de enxugamento e redução de despesas, ele se dá conta que, talvez, esteja chegando a hora de se aposentar ou dar um novo rumo à carreira.

Por fim, acompanhamos a saga da mexicana Sáshenka Gutiérrez, que presta serviços para uma agência de notícias, fotografando diferentes protestos contra a forma como o governo (não) está enfrentando os violentos crimes contra mulheres no México. A certa altura, Gutiérrez conta que reconheceu um policial que a agrediu numa manifestação, mas não teve coragem de apontá-lo para as autoridades.

O seu medo se explica. Dados da organização Comitê de Proteção a Jornalistas lembram que mais de cem jornalistas foram assassinados no México desde 2000. O Brasil, como mostrou o documentário "Boca Fechada", de Aquiles Lopes e Marcelo Lordello, fica em segundo lugar nesta triste estatística, na América Latina.

Outro dado oferecido por "Endangered": durante os protestos contra a morte de George Floyd, houve mais de 500 ataques a jornalistas e 140 foram detidos. Mais um: 25% dos jornais nos Estados Unidos fecharam desde 2004, fazendo com que 65 milhões de americanos vivam em cidades com apenas um ou nenhum jornal.

Resumindo a história, em 90 minutos, o documentário de Heidi Ewing e Rachel Grady pode soar superficial, mas cumpre a função de lançar um grito de alerta, mais um, sobre uma situação desesperadora.

Uma série sobre o tema, desenvolvendo melhor cada história, talvez pudesse discutir soluções originais, que ainda não estão à vista, para enfrentar os problemas que ameaçam a profissão de jornalista.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.