Mercado Aberto

Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mercado Aberto

OMC vai rever projeção para comércio em 2018

Nos próximos meses, o comércio mundial deverá crescer mais do que apontavam tendências iniciais

Maria Cristina Frias
Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio - Renato Costa - 23.ago.2017/Folhapress

O brasileiro Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), mostrou-se cautelosamente otimista para o comércio internacional neste ano, ao comentar as projeções da instituição.

Nos próximos três meses, o comércio mundial de bens deverá crescer acima do que apontavam as tendências, estima o órgão.

"Em abril, anunciaremos uma revisão das estimativas para este ano, afirmou."

O resultado do Indicador de Perspectivas do Comércio Mundial —o "termômetro da OMC"— mostrou tendências positivas em praticamente todos os fatores analisados, como movimentação de carga nos portos, volume de frete aéreo e nível de encomendas de exportações. Os dados desses itens vieram acima de 100, o que confirma a expectativa da OMC de que o comércio mundial seguirá aquecido no início deste ano.

"O resultado do Indicador vem ao encontro da nossa expectativa de que 2018 tende a ser um ano positivo para o comércio", disse Azevêdo.

Em setembro do ano passado, a instituição estimou que o comércio mundial cresceria 3,2% em 2018, dentro de uma banda de 1,4% e 4,4%.

"O cenário é positivo, após anos de crescimento muito lento do comércio, na esteira da crise de 2008. Mas há riscos que podem afetar essas previsões, e devemos seguir vigilantes", acrescentou.

Leia a coluna completa aqui.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.