Mercado Aberto

Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mercado Aberto
Descrição de chapéu alimentação

Alimentação fora de casa tem melhora tímida em fevereiro, afirma entidade 

Desemprego foi apontado como o principal fator para o desempenho abaixo das expectativas

Maria Cristina Frias
Pessoas sentadas fazem refeição em mesas de praça de alimentação de shopping
Movimento nos estabelecimentos em 2017 também teve leve alta - Leticia Moreira/Folhapress

O faturamento das redes de alimentação fora de casa cresceu 2,9% no mês de fevereiro em comparação com janeiro, segundo o IFB (Instituto Foodservice Brasil), que reúne as empresas de grande porte.

 
A variação foi considerada tímida pelo setor, afirma Marcelo Marinis, presidente da entidade e da operação brasileira da Martin Brower, de logística alimentar. 

“Um fator primordial para o desempenho do foodservice no Brasil é o desemprego.”

Enquanto ele for elevado, o potencial de consumo é reprimido, diz o executivo.

“Os números mostram que a recuperação econômica não é um milagre. Pelo contrário, ela tem sido bastante lenta e tem tido oscilações.”

Houve uma leve melhora no mercado de trabalho impulsionada pelos empregos informais no último trimestre de 2017, segundo o IBGE. 

“Vai demorar para vermos empresas contratando, o que afeta o setor”, diz Marinis.

O movimento nos estabelecimentos teve alta de 2% no ano passado, também visto como fraco pela entidade.

Ao se considerar apenas o tráfego feminino, o indicador chega a 3%.

Na rede de fast food McDonald’s, cerca de 60% do público consumidor é composto por mulheres.

“As clientes são especialmente importantes porque geralmente as mães são responsáveis pelas decisões de alimentação de toda a família”, diz David Grinberg, diretor da Arcos Dourados, franqueadora da companhia no Brasil.

 

Reajuste suave

A maior parte das mudanças necessárias para a adequação ao reajuste de preços de medicamentos já foi feita pelas redes de farmácias, segundo varejistas.

A previsão é que os valores dos remédios subam, em média, 2,5%, similar ao nível de 2017 e abaixo das projeções de inflação para 2018.

“Se o reajuste vier nesse patamar, o impacto imediato será priorizar ações como a renegociação de contratos nas despesas que tiverem alta acima do IPCA [índice de preços]”, afirma Rodrigo Pizzinatto, diretor da Extrafarma.

A variação é considerada baixa e permitirá que os preços sejam repassados sem dificuldades, segundo Edison Tamascia, presidente da Febrafar (das redes menores).

“O aumento está em linha com o previsto, diferentemente de 2017, quando os valores estavam defasados em relação à inflação”, diz Mário Queirós, diretor-presidente da Pague Menos.

 

Boletos para quitar

A proporção das famílias paulistanas que possuem dívidas chegou a 53,6% em fevereiro, alta de 5,1 pontos percentuais na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a FecomercioSP (federação do setor). 

A alta ocorre após três meses de oscilação negativa do índice. Também houve crescimento na inadimplência, de 1,8 ponto percentual.

A inflação baixa e a melhora, ainda que lenta, do emprego influenciam as decisões do consumidor de adquirir dívidas, segundo a entidade.

“O consumo aumentou mais entre os que têm renda superior a dez salários mínimos. Esse grupo também tem as contas mais controladas que os de renda mais baixa”, diz Guilherme Dietze, assessor econômico da FecomercioSP.

O crescimento nos índices não é preocupante, afirma ele. “A inadimplência está dentro da faixa dos últimos meses, que variou de 17% a 20%, e é menor que a média de 2017.”

 

Medalha de prata

O Brasil é o segundo país mais importante para o crescimento das empresas que recebem aportes de latino-americanos, segundo executivos ouvidos pela PwC.

“A melhoria da economia fez com que o país voltasse ao radar dos investidores no curto prazo”, diz Rogério Gollo, sócio da consultoria.

O não agravamento da crise política aliado à queda das taxas de juros e da inflação nos últimos meses levaram a uma percepção econômica positiva, afirma Gollo.

Os Estados Unidos, mencionados por 75% dos investidores, ficaram em primeiro lugar no ranking.

Empatado com a China, o Brasil foi citado por 38% dos entrevistados e superou economias como o México e a Argentina (ambas com 25%).

Os diferenciais brasileiros são o grande mercado interno e atividades econômicas mais diversificadas, diz Gollo.

com Felipe Gutierrez, Igor Utsumi, Ivan Martínez-Vargas e Diana Lott

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.