Mercado Aberto

Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mercado Aberto

Inadimplência de lojas de shopping cai 30% no primeiro semestre

Negociação de descontos no aluguel e em outras taxas aliviou situação financeira das redes

Maria Cristina Frias
São Paulo

A inadimplência de lojistas caiu 30% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2017, segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

O nível de pagamentos atrasados de aluguel, condomínio e outras cobranças encerrou junho em 7,1%, três pontos percentuais abaixo dos 10,1% no ano passado.

“O indicador chegou ao nível que tomamos como média [histórica], entre 7% e 8%. Era algo esperado, mas que ocorreu antes das previsões de uma melhora em outubro ou novembro”, diz Glauco Humai, presidente da entidade.

“É um sinal de que o consumo está em uma retomada lenta, assim como a confiança do empresário e as melhores condições de crédito”, afirma Humai.

“Entendemos que essa pequena melhora na liquidez é em grande parte fruto das negociações feitas nos contratos de locação pelos shoppings com as lojas e vice-versa”, afirma Luis Augusto Ildefonso Silva, diretor da Alshop (associação de lojistas).

“As negociações foram mais fortes até três ou quatro meses atrás, para diminuir o número de espaços vazios. Como um pequeno alento começou a aparecer, é possível que agora esses acordos sejam menos praticados.”

Leia a coluna completa aqui.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.