Mercado Aberto

Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mercado Aberto

Previsão de Anvisa não se realiza e fim de fila de genéricos fica para dezembro

Plano era encerrar passivo até agosto, mas aumento de outras petições levou a atraso, diz agência

Maria Cristina Frias
São Paulo

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não conseguiu zerar a fila de análise de medicamentos genéricos até o fim de agosto, conforme havia previsto.

A entidade anunciou, em julho deste ano, que o passivo seria encerrado até o mês seguinte. Há hoje cerca de 111 petições pendentes, sendo que 44 foram adicionadas após a definição da estratégia.

Caixas de medicamentos genéricos empilhadas
Há cerca de 112 petições pendentes de análise para registro de medicamentos genéricos e similares. Em julho de 2017, eram 763 - Luiz Carlos Murauskas/Folhapress


A agência afirma que uma parte não foi solucionada “devido à demanda da mesma área técnica para analisar processos prioritários para doenças raras” e que a questão será resolvida até dezembro.

O atraso é compreensível perto da situação anterior e não é considerado negativo pelo setor, diz Telma Salles, da PróGenéricos (entidade setorial). “Havia 763 petições em julho de 2017”, diz ela.

“Houve também uma mudança na presidência e uma reorganização das diretorias que pode ter impactado o fluxo de trabalho deles. Mas acredito que vão conseguir zerar a fila antes [de dezembro].”

Leia a coluna completa aqui.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.