A EDP, empresa de energia com ativos de geração, distribuição e linhas de transmissão a construir, vai dobrar o valor que costuma investir por ano e chegar a R$ 2 bilhões a cada período, segundo o diretor-executivo Miguel Setas.
“Até o fim de 2018, deveremos fazer aportes de R$ 1,4 bilhão, 40% a mais que a média histórica. A partir de 2019, serão mais de R$ 2 bilhões.”
A expectativa é que a receita também seja multiplicada por dois entre 2017 e 2020.
Uma parte dos novos rendimentos virá de um segmento novo: linhas de transmissão.
“O setor não nos gera nada hoje, mas deverá representar 20% do negócio em 2021.”
A empresa tem dois projetos já em andamento, um no Espírito Santo e outro em Santa Catarina, em fase de licenciamento. Poderá haver ainda outras linhas, segundo Setas.
“Há um leilão de transmissão marcado para o fim deste ano. A competição no setor hoje é intensa, mas nós vamos dar lances pelos lotes.”
O mercado tarifado, de consumidores comuns de luz, é outro cuja receita deve crescer.
“Reforçamos as distribuidoras, organizamos as redes, há mais automação e as tarifas serão revistas pela Aneel (agência de regulamentação).”
O executivo diz defender a ampliação do número de térmicas a gás natural para evitar que o risco hidrológico no Nordeste possa afetar preços.
“Deve vir um estudo da EPE (Empresa de Pesquisas Energéticas), mas é preciso subir em pelo menos 5 mil MW a potência instalada”, afirma.
Atualmente, essa fonte tem 12,6 mil MW de potência.
“Quando falta água e o preço estiver no topo, esse é o momento em que uma térmica a gás natural vai fazer sentido"
Miguel Setas, CEO da EDP
Evento do Folha Top of Mind celebra as marcas mais conhecidas do país
Cerca de 1.500 pessoas se reuniram no Tom Brasil na última terça-feira (30) para a premiação da 28ª edição do Folha Top of Mind.
Representantes das empresas e suas equipes de marketing se revezaram no palco para receber das mãos dos apresentadores Denise Fraga e Gabriel Braga Nunes as estátuas dos prêmios.
A torcida da Gol, da categoria de companhia aérea, foi uma das mais efusivas.
A empresa levou o prêmio sozinha pela primeira vez—no ano passado, ela dividiu o primeiro lugar com uma concorrente, diz o diretor de marketing Maurício Parise.
“Foi uma celebração de um trabalho que começou em 2015, quando o setor vivia um desafio. A Gol precisava estar reposicionada para o momento em que a crise econômica passasse, e o prêmio marca que isso foi atingido.”
Outra vencedora que levou o Top of Mind depois de um período de crise foi a BR Distribuidora, da Petrobras.
Com a paralisação dos caminhoneiros e a discussão sobre os preços dos combustíveis, ela passou a fazer uma comunicação mais dirigida ao cliente final, segundo Gustavo Ferro, gerente-executivo de comunicação da empresa.
“O Top of Mind é um indicador de algo que nós temos notado nos nossos acompanhamentos: o nível de conhecimento da marca aumentou.”
O Banco do Brasil venceu sua categoria, como em todas as edições desde 1992, mas a estratégia para permanecer como o nome mais lembrado foi adaptada, diz a diretora de marketing Karen Machado.
“Temos buscado uma diversificação entre a mídia impressa e online, além de ações de patrocínio ao vôlei e aos centros culturais do banco.”
O Extra, que dividiu com o Carrefour o prêmio de hipermercado, tem o desafio de fazer campanhas que reforcem a marca e, ao mesmo tempo, faça com que o cliente se movimente para ir a uma loja.
“Temos de atacar em todas as frentes”, diz a diretora Christiane Citrangulo.
““É um indicador de que o conhecimento da marca aumentou"
Gustavo Ferro, gerente-executivo de comunicação da BR Distribuidora
"Ser lembrado pelos clientes não é um detalhe, isso gera negócios"
Karen Machado, gerente-executiva do Banco do Brasil
Vencedores do Folha Top of Mind 2018
Top do top
Coca-Cola, Nike, Omo e Samsung
Marca que representa o Brasil
Petrobras
Top performance
Mercado Livre
Top inovação
Samsung
Top meio ambiente
Natura e Ypê
Masculino e feminino
Pirelli e Risqué
Finanças
Banco do Brasil, Bradesco Seguros, Caixa, Itaú, Porto Seguro e Visa
Saúde
Benegrip, Colgate, Dorflex, Jontex, Medley, Sundown e Unimed
Destaques regionais
Casas Bahia, Deline, Elefante, Piracanjuba e Primor
Alimentação
Danone, Elefante, Kellogg’s, Nescau, Nestlé, Ninho, Quaker, Qualy, Red Bull, Sadia, Sucrilhos, Vigor
e Zero-Cal
Higiene & Beleza
Colgate, Monange, Risqué e Sempre Livre
Comunicação
Samsung, Sky e Vivo
Transporte
Correios, Fiat, Honda, Lubrax, Mercedes-Benz, Petrobras, Pirelli, Uber e Volkswagen
Eletroeletrônicos
Black&Decker, Brastemp, Consul, Lorenzetti e Samsung
Compras
Carrefour, Casas Bahia, Deca, Extra, Mercado Livre, Suvinil, Veja e Ypê
Turismo
CVC e Gol
Fonte: Datafolha
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