Mercado Aberto

Maria Cristina Frias, jornalista, edita a coluna Mercado Aberto, sobre macroeconomia, negócios e vida empresarial.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mercado Aberto

Mudança no limite de vagas de garagem deve gerar insegurança, dizem entidades

Lei prevê que imóveis em áreas com oferta de transporte público só podem ter 1 vaga por apartamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O fim de uma regra para empreendimentos residenciais localizados perto de estações de metrô e corredores de ônibus em São Paulo poderá trazer insegurança jurídica, segundo entidades.

Os imóveis nesses locais podem ter um espaço de garagem a cada 60 m² nas unidades habitacionais. Ou seja, se os apartamentos têm 120 m², são permitidos dois carros.

As vagas excedentes passam a ser consideradas áreas computáveis e entram no limite de construção permitido para aquela região da capital paulista.

Avenida Santo Amaro
Imóveis localizados em Zonas de Estruturação Urbana, próximos a estações de metrô ou corredores exclusivos de ônibus, estão sujeitos às novas regras. É o caso de trechos da avenida Santo Amaro, na zona sul - Ernesto Rodrigues/Folhapress

A regra é temporária. Passou a valer com a lei de zoneamento, em 2016, e vigora até 22 de março de 2019.

Depois disso, imóveis nos eixos servidos por transporte público ficarão restritos a uma vaga por unidade.

A maior dúvida é se projetos protocolados antes da data, mas que não serão aprovados até lá, poderão usufruir da regra antiga, segundo Odair Senra, presidente do Sinduscon-SP (sindicato paulista da construção).

“Parece que alguns técnicos estão inseguros, mas, no nosso entendimento, não há dúvida”, diz Ricardo Yazbek, vice-presidente do Secovi-SP (sindicato da habitação).

“O texto não diz que o projeto precisa ser aprovado até 22 de março, mas que os benefícios valeriam por três anos.”

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento afirma, em nota, que entende a complexidade do tema, e informa que o assunto está em discussão. “Será deliberado até a data de vencimento do incentivo.”

 

Olhar de requinte

A fabricante e distribuidora  americana de óculos Marchon vai trazer duas novas linhas de produto para o Brasil neste ano, segundo o vice-presidente para as Américas, Andy Skitmore.

A companhia comercializa 14 marcas no país atualmente, quase todas de alto luxo, como Salvatore Ferragamo e Chloé. Até setembro, DKNY e Victoria Beckham deverão fazer parte do portfólio.

“O Brasil tem muitas empresas que atuam com produtos sem marca, um ramo em que não operamos. Estamos no segmento premium e planejamos crescer pelo menos 10% aqui em 2019”, diz ele.

“O mercado brasileiro é peça-chave da nossa estratégia, tem cerca de 18 mil pontos de venda, e nós negociamos com 3.500. Até o final do ano serão quase 4.000.”

10 mil
funcionários de clientes da Marchon deverão ser treinados pela empresa até o fim deste ano

 

Indicadores de risco começam 2019 em direção oposta à de 2015

O câmbio, os indicadores de risco e o desempenho da Bolsa tiveram comportamentos contrários nos primeiros dias do governo Bolsonaro e o observado durante o começo do segundo mandato de Dilma Rousseff, em 2015.

“Os sinais são trocados, o que muda é a intensidade, por motivos internos e externos”, afirma o economista que fez as comparações, Marcel Balassiano, da FGV/Ibre.

O real se fortaleceu mais de 3% em relação ao dólar entre o fim de 2018 e a quarta (23); o risco, medido pelo CDS (credit default swap) recuou mais de 16% em 2019; e a Bolsa subiu quase 10% nesse mesmo período.

Alguns dos indicadores ainda estão muito abaixo dos valores do início do segundo governo Dilma, diz Balassiano.

“A recessão teve início no segundo semestre de 2014, e aquele foi o primeiro ano que o país teve déficit primário.”

O desequilíbrio das contas públicas é o principal problema econômico hoje, diz ele, e os índices só seguirão positivos se for dada uma resposta convincente: “As expectativas estão todas calcadas na reforma da Previdência”.

 

Raios e sinistros

O faturamento com a contratação de seguro residencial cresceu 14% até novembro de 2018, na comparação com o mesmo período de 2017, e a expectativa do mercado é que siga em alta neste ano.

O verão é a época de maiores vendas porque é o período com mais panes nas redes elétricas que causam problemas em eletrodomésticos.

O ramo será um dos que mais crescerão nos próximos anos por ter uma base relativamente baixa, se comparada a de automóveis, segundo Jarbas Medeiros, superintendente da Porto Seguro.

“Cerca de 85% dos domicílios não têm seguro. Projetamos um crescimento de dois dígitos em 2019”. 

Produtos mais baratos, que cobrem só uma fração do que há no imóvel, também contribuíram para a alta, diz Raquel Tomasini, da administradora Lello, que oferece planos em parceria com uma corretora.

 

Hora do café

 

com Felipe Gutierrez (interino), Igor Utsumi e Ivan Martínez-Vargas

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.