Milly Lacombe

Escritora, colunista das revistas Trip e Tpm e autora de 'O Ano em Que Morri em Nova York'

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Milly Lacombe
Descrição de chapéu Copa do Mundo

Torço pelo rebelde que rompe o padrão

Torramos criatividade em esquemas que diminuem ao máximo o risco de levar um gol

São Paulo

Diariamente, incentivados por um sistema que fabrica, distribui e nos condiciona ao medo, escolhemos segurança em detrimento de liberdade. Não há alternativa aqui: optando por uma, abre-se mão da outra.

Essa é, entretanto, uma escolha cheia de ilusões: não temos como controlar o destino, ainda que vivamos tomados da certeza de poder evitar o pior desde que façamos o que as instituições mandam, e compremos os produtos que elas sugerem que compremos para incrementar nossa sensação de segurança.

Se o futebol é o jogo que melhor reflete a sociedade, o "futebol moderno" aprimorou todos os esquemas de segurança a fim de evitar o que de pior pode acontecer em uma partida, o gol do adversário.

Superdefesas estão sendo montadas e não é incomum vermos nove jogadores protegendo a grande área e transformando o campo numa quadra de handebol.

Que o espetáculo seja prejudicado com táticas e estratégias preocupadas exclusivamente em defender já quase não vem ao caso. Ganhar de 1 a 0, marcando num contra-ataque solitário e tendo dado até ali nenhum chute a gol, é motivo de celebração. Como na vida, o que importa é ser o primeiro.

Ninguém está muito a fim de grandes emoções, e treinadores gastam bastante tempo e criatividade elaborando suas superdefesas quase perfeitas; tão eficientes quanto tediosas. Não surgem novos dribles, novas formas de atacar, novas movimentações; o "futebol total", de Mitchel, e o tiki-taka, de Guardiola, foram as últimas inovações.

Hoje, torramos criatividade em esquemas que diminuem ao máximo o risco de levar um gol. Morre muito da beleza do jogo, mas quem quer espetáculo deve ir ao teatro, dizem os fãs do futebol atual; na Copa o que vale é se agarrar à bandeira e berrar pelo título, venha ele como vier.

Não eu. Torço pelo rebelde, aquele poeta que, endoidecido, rompe o padrão e nos faz entender que parte do sentido dessa experiência aqui é a de sermos capazes de compreender sensações causadas pela percepção do belo --a estesia.

Numa sociedade anestesiada por opressões, o futebol deveria nos libertar e, assim, elevar todos nós a um lugar de mais significado, criatividade e beleza. Nas palavras do jornalista irlandês Shaun Harkin: a batalha pela alma do jogo é a batalha pelo tipo de sociedade dentro da qual merecemos viver.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.