Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg
Descrição de chapéu casamento

No sexo, ninguém é normal

Até as jovens reproduzem e fortalecem modelos tradicionais de sexualidade 

Tenho constatado, ao entrevistar algumas jovens universitárias, uma curiosa ambiguidade: apesar de defenderem a liberdade sexual das mulheres, elas reproduzem e fortalecem, com seus comportamentos, modelos femininos mais tradicionais. 

Mulher com símbolo feminino pintado na testa durante o Dia Internacional da Mulher de 2018, em Buenos Aires, na Argentina
Mulher com símbolo feminino pintado na testa durante o Dia Internacional da Mulher de 2018, em Buenos Aires, na Argentina - Marcos Brindicci/Reuters

Uma estudante de ciências sociais, de 20 anos, contou: “Deixei de ser virgem aos 15 anos e já tive muitos namorados. Quando perguntam com quantos caras transei, respondo: três. Li em uma revista que uma mulher de mais de 30 anos deve ter tido, em média, sete parceiros sexuais. Como não cheguei lá, acho que três está de bom tamanho. Se eu falar a verdade, nenhum menino vai querer namorar sério comigo, vai querer só sexo”.

Ela revela que não são só os meninos que têm preconceitos. “Não falo nem para as minhas melhores amigas, pois elas têm namorados firmes e só transaram com ele ou, no máximo, com dois caras. Se eu disser que já transei com mais de dez, elas vão me xingar de vaca, puta, piranha, piriguete.”

Já uma aluna de psicologia, de 23 anos, tem vergonha de ser virgem.

“Morro de vergonha de contar que sou virgem. Ninguém da faculdade sabe. Vão achar que não sou normal, e que nenhum rapaz vai ter a coragem de namorar comigo. Por mais antiquado que possa ser, eu quero perder a minha virgindade com alguém que eu ame e com quem quero casar e ter filhos.”

Também nesse caso aparece o preconceito feminino.

“Minhas amigas dizem para eu transar com o primeiro cara que aparecer só para tirar o estigma de ser virgem. Já disseram que tenho sérios problemas psicológicos. Fui xingada de neurótica, histérica, reprimida e louca por uma delas. Mas eu não quero transar com qualquer um só para provar que eu sou normal.”

As duas, por motivos opostos, sofrem por se sentirem diferentes das jovens supostamente normais. Mas o que é ser normal hoje em dia? Qual é a idade normal para deixar de ser virgem? Qual é o número normal de parceiros sexuais?

A ideia de normalidade parece ter essa função: provocar inseguranças, medos, vergonhas e angústias em jovens que se sentem peixes fora d’água, excluídas dos grupos dos normais, sem saberem exatamente o que isso significa.

Não está mais do que na hora dessas jovens descobrirem que, quando o assunto é sexo, ninguém é normal?

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.