Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg

Mulheres mais velhas 'ainda' gostam de sexo?

As respostas para essa pergunta costumam ser 'está melhor agora' ou 'já estou velha demais'

Uma pergunta frequente que me fazem é: “As mulheres mais velhas que você pesquisa ainda gostam de sexo?”.

É curioso o uso do advérbio “ainda” na pergunta, como se o sexo fosse um privilégio e um prazer exclusivo de mulheres mais jovens.

Jane Fonda, em cena do filme "Do Jeito que Elas Querem", está atrás de uma mesa cheia de objetos
Jane Fonda em cena do filme "Do Jeito que Elas Querem" - Divulgação

A atriz Jane Fonda, de 80 anos, ao falar do filme “Do jeito que elas querem” disse: “Se você é mais velha, a ideia de que ainda é sexualmente ativa é enojadora para alguns”. Ela revelou que: “Agora, estou amando tudo. Não podia imaginar uma vida melhor para mim aos 80 anos, nem em meus sonhos mais insanos".

Encontrei dois tipos de respostas nas mulheres de mais de 60 anos: “chega, já estou velha demais para fazer sexo” ou “ainda gosto muito, está mais gostoso agora”.

Uma professora de 62 anos disse que já se aposentou nesse setor, como se o sexo fosse uma espécie de trabalho compulsório.

“Já cumpri todas as minhas obrigações como mulher: casei com 21 anos, tenho três filhos e dois netos. Meu marido era um desastre na cama. Sempre foi um sacrifício para mim. Agora que estou velha não preciso mais de homem. Hoje, faço tudo o que quero, do jeito que eu quero e na hora que eu quero. Não existe maior prazer do que a minha liberdade.”

No entanto, muitas disseram que “ainda gostam de transar”. Uma atriz de 69 anos relata: “Casei três vezes, tive muitos namorados, mas o sexo com o atual é o mais gostoso de todos. Sempre estamos inventando novidades e brincadeirinhas, viajando, indo a motel. Nem parece que estamos juntos há mais de dez anos. Somos ainda dois namorados apaixonados. Transo muito mais do que muitas garotinhas”.

As mulheres que sempre gostaram de sexo dizem que “ainda” gostam, mesmo com uma idade mais avançada. Já as que faziam sexo “só por obrigação” usam a desculpa de que “são velhas” para não serem “obrigadas” a fazer aquilo que nunca gostaram de fazer.

E você? “Ainda” gosta de sexo?

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.