Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg

Existe mulher que não reclama do marido?

No casamento, buscar 100% de felicidade talvez não compense

Nos casamentos que tenho pesquisado, as mulheres se mostram muito mais insatisfeitas do que os homens. Elas falam de incontáveis faltas em seus relacionamentos: de reconhecimento, escuta, atenção, conversa, intimidade, elogios, romance, beijo na boca etc. Algumas dizem que "falta tudo". Já os homens se queixam, principalmente, de falta de compreensão, cuidado e carinho.

Um engenheiro de 62 anos inventou uma regra divertida para lidar com as insatisfações conjugais.
Ele disse que a esposa vivia se comparando com outros casais. "Ela invejava os casamentos das amigas, acreditava em maridos perfeitos, verdadeiros príncipes encantados sem defeitos". A maior queixa da esposa era que ele é um "bicho do mato".

Quando a esposa reclamou, "pela enésima vez", que ele sempre queria ficar em casa, que não gostava de sair com os amigos e família e que odiava festas e encontros sociais, ele reagiu: "É verdade: gosto de ficar em casa lendo jornal, vendo filmes e futebol. É a minha natureza. Mas me responde uma coisa: Você é feliz comigo? A maior parte do tempo eu te faço feliz? Quanto você é feliz comigo?"

Depois de pensar um pouco, ela respondeu: "98 por cento".

Ele então argumentou: "Então esquece os 2% que faltam, porque nenhum casamento é perfeito: não existe mulher 100% feliz e satisfeita."

Ele disse que o casamento melhorou muito. "Em vez de brigar e discutir a relação o tempo todo, ela aprendeu a dar risadas das bobagens que costumavam lhe irritar. A regra dos 98% ensina a não focar nas faltas do outro, mas em tudo que existe de positivo e prazeroso no casamento. Ela abandonou as fantasias infantis de perfeição".

Mesmo que a sua porcentagem não seja tão alta quanto 98%, você consegue dimensionar o quanto se sente feliz com seu parceiro? E avaliar se a balança do amor está mais pesada no prato da felicidade ou no prato da insatisfação?

Princípe Harry e Meghan Markle posam para foto apoiados sobre escadaria
Casamento entre príncipe Harry e Meghan Markle - Instagram/kensingtonroyal
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.