Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg

Com teretetê, mas sem encrenca!

Mulheres mais velhas continuam interessadas em sexo, inclusive com homens mais novos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tenho viajado muito pelo país para falar sobre “a invenção de uma bela velhice e a busca da felicidade”. Em cada lugar, tenho a sorte de conhecer e conversar com homens e mulheres de diferentes idades.

Recentemente, em São Paulo, conheci Ida, de 80 anos. Ela foi casada durante 40 anos e tem uma filha. O marido, dez anos mais jovem, queria que ela parasse de trabalhar, mas ela nunca parou. Está viúva há pouco tempo.

Idosos se abraçam de modo romântico
Photographee.eu/Fotolia

Ela tem duas aposentadorias e disse que tem alguns “pretendentes” bem jovens.

“Uma amiga da minha idade arrumou um namorado de 33 anos. Ele só queria casa, roupa lavada e passada e teretetê. Ela não aguentou. Morreu no mês passado. Lógico que gosto de teretetê, mas não quero encrenca!”.

Ela disse que outra amiga teve um AVC de tanto cozinhar, lavar, passar, limpar a casa e fazer teretetê com um rapaz.

“Elas ainda gostam muito de teretetê, mas acabam ficando exaustas, doentes. Não aguentam o fogo dos jovens. Acho que se fosse só o teretetê elas aguentavam. Tem muito homem que quer teretetê de graça”.

Roberto, de 45 anos, entrou na conversa.

“É curioso: outro dia a mãe de um amigo, de quase 80 anos, me deu uma cantada explícita. Fiquei assustado, não achava que ela ainda tinha interesse em sexo. Eu disse que sou casado e ela insistiu, disse que só queria sexo, mais nada. Ela ainda é uma mulher bastante atraente. Só não transei porque é mãe de um amigo. Eu também não quero encrenca!”.

Já ouvi muitos casos como os de Ida e Roberto. Homens atraídos por mulheres mais velhas. Mulheres querendo teretetê com homens mais jovens. Os interesses podem ser diferentes: “sexo sem compromisso”, “casa, comida, roupa lavada” ou um “relacionamento sério”. No entanto, muitas barreiras e preconceitos impedem que essas escolhas sejam mais livres e prazerosas. Mas será que existe teretetê (em qualquer idade) sem “encrenca”?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.