Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg

Será que o tesão vai voltar?

Momento político tenso e polarizado também afetou relacionamentos amorosos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Muito se falou sobre as brigas e rompimentos que as eleições provocaram entre amigos e familiares, mas pouco se falou sobre como a radicalização, a violência e o medo afetaram a vida amorosa e sexual dos brasileiros.

Uma médica de 52 anos disse que todo mundo está muito estressado, exausto e doente. “A libido dos casais foi para o fundo do poço.”

Mulher e homem mais velhos sem roupas
Andreas Dresen/AFP

“Em alguns casos a incompatibilidade política foi a principal responsável. Mas não foi só isso. A eleição permitiu que tudo de ruim e abominável fosse mostrado: intolerância, agressividade, desprezo, raiva de quem pensa diferente de nós. Muita gente botou para fora o seu pior, o mais feio, o que antes escondia ou controlava, até mesmo por vergonha. Tanto medo e ódio só podiam gerar impotência e falta de desejo.”

Até mesmo casais muito apaixonados e felizes se queixam da falta de tesão, como um engenheiro de 45 anos:

“Amo muito minha mulher. Somos muito carinhosos e temos uma vida muito gostosa. Nos últimos meses chego em casa e ela está no computador lendo todas as notícias e não tem o menor interesse pelo meu dia. Só fala de política, economia, violência. Ela está em pânico, deprimida. Não consegue dormir. Fica procurando um lugar para morar, para fugir disso tudo. Não tem a menor vontade de transar. Não sei mais o que fazer para reverter a situação.”

Ele testemunhou até algumas separações nos últimos meses.

“O desejo é algo muito frágil, delicado, precisa ser alimentado com admiração, respeito, reciprocidade. Nós sempre transávamos duas, três vezes por semana. Agora? Quando muito duas por mês. É uma transa mais difícil, quase por obrigação, só para bater o ponto. Vejo o mesmo em outros casais que conheço. Uma falta de tesão total. Todos muito angustiados se perguntam: ‘Será que o tesão vai voltar?’ Tenho muito medo que não volte nunca mais”.

Você acredita que o tesão vai voltar?

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.