Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg

Por que não tenho coragem para dizer não?

Para conseguir uma bela velhice, idosos repensam sua liberdade, seus medos e como rir de si mesmos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

o final de 2017, falei sobre a invenção de uma bela velhice no TEDxSãoPaulo. O vídeo da palestra (veja mais abaixo) foi publicado no YouTube em 9 de janeiro de 2018 e, um ano depois, já havia sido visto por mais de 800 mil pessoas.

Nunca imaginei que o meu TEDx teria tanto sucesso, impacto e repercussão. Diariamente recebo mensagens de todo o Brasil e também do exterior, já que o vídeo tem legendas em inglês e espanhol. Selecionei três ideias interessantes entre as inúmeras mensagens de Feliz Ano Novo que recebi.

Liberdade para ser eu mesma

"Amei o seu TED. Descobri que não quero mais agradar a todo mundo e me sacrificar para cumprir demandas e obrigações impostas de fora. Não vou mais me preocupar tanto com a opinião dos outros e com a aprovação dos vampiros e parasitas emocionais. Sempre me coloquei em segundo plano e nunca consegui ter tempo para mim. Vivia para satisfazer as vontades de filhos, marido, pais e amigos. Basta! Quero ser dona do meu tempo!".

Rir de mim mesma

"Tenho 45 anos e não sei se ainda sou jovem ou se já me tornei uma velha. Sou a típica mulher nem-nem que você descreveu. Foi um grande alívio saber que não estou sozinha e que logo vai passar. Eu poderia ter evitado muitos sofrimentos inúteis com boas risadas, principalmente rindo de mim mesma."

Coragem para dizer não

"Sua palestra vale ouro. É mais eficiente do que vinte anos de terapia. Por que não tenho coragem para dizer não? Por que tenho tanta culpa por estar gorda? Por que tanto pavor de ficar velha? Caiu a minha ficha: todas as brasileiras têm pânico de engordar e de envelhecer. O meu sofrimento é normal. Mandei seu TED para todas as amigas. Você nos representa. Nosso slogan é liberdade para ser tudo o que você quiser, felicidade para amar tudo o que você tiver e foda-se! para o que os outros pensam."

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.