Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg

O sexo dos homens mais velhos

Eles também sentem pressões relacionadas ao desempenho sexual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Meus leitores reclamaram: “Você só escreve sobre as mulheres. E a vida sexual dos homens mais velhos?”

Escrevo mais sobre mulheres por um motivo: homens não gostam de falar sobre suas vidas sexuais, confessar desejos e admitir medos. Mas alguns homens me contaram que são pressionados para terem uma vida sexual intensa e diversificada. Eles se sentem cobrados para realizarem uma performance idealizada, mesmo depois dos 60. 

Casal de idosos
Os homens dizem sentir pressões relacionadas ao sexo - Fotolia/Folhapress

Um advogado de 65 anos disse que está perdido depois do divórcio.

“Fiquei casado mais de 30 anos, estava fora do mercado. Agora estou me sentindo um objeto descartável. Algumas mulheres parecem desesperadas para ter um homem, nem que seja só para fazer sexo. Sinceramente, não tenho mais interesse e energia para isso. Prefiro uma conversa agradável, uma boa companhia do que fazer sexo casual.”

Os amigos também são fonte de pressão.

“Meus amigos sempre tiveram aventuras, o que não é o meu caso. Parecem adolescentes cheios de tesão. Sempre me senti diferente deles. Eles estão mais preocupados em exibir suas conquistas do que com o próprio prazer. Eles dizem: ‘por que desperdiçar uma oportunidade se ela está te dando mole?’.” 

Ele afirmou que já disse não para várias mulheres: “Nunca imaginei que responderia ‘não’ para uma mulher que diz que só quer fazer sexo comigo. Uma amiga da minha ex-mulher perguntou se eu queria ser o seu PA, o famoso pau amigo. Já fui xingado de broxa, frouxo, impotente e coisas muito piores por elas. Lógico que elas têm o direito de tomar a iniciativa. Por que então eu não teria o direito de dizer não?”


Convido os meus leitores e leitoras para uma conversa divertida sobre o meu novo livro: “Liberdade, Felicidade e Foda-se!”, com a querida Marcella Franco, no dia 27 de junho, às 19h, na livraria Saraiva do Shopping Eldorado. Até lá!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.