Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg

Não estamos sozinhos!

Em tempos hostis, consegui sobreviver graças aos nonagenários que me alimentam com sabedoria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

2019 foi um ano dramático, marcado pela violência, pelo ódio e pelo medo. Não é por acaso que o Brasil se tornou o país mais ansioso do mundo, com o maior consumo de ansiolíticos, antidepressivos e medicamentos para dormir.

É assustadora a quantidade de gente intolerante, preconceituosa e agressiva. Para não ficar doente e deprimida, precisei aprender a não me deixar afetar tanto por pessoas tóxicas, parasitas e vampiras. É óbvio que o amor, a saúde e a gratidão só conseguem florescer junto a pessoas que alimentam a nossa melhor versão. Mas, no ano que termina, grande parte dos que nos cercam parece ter optado por revelar a sua pior versão.

Cristo Redentor e no horizonte fogos de artifício
Celebração do Ano-Novo no Rio de Janeiro - Fernando Maia/Riotur/AFP

Um segredinho que me ajudou a sobreviver em tempos de destruição e maldade: prestar atenção, escutar e observar em vez de brigar, gritar, xingar, reclamar e responder a cada agressão. Procurei não reagir defensivamente; descobri que é melhor aproveitar as dificuldades para aprender a ser mais forte. Muitas vezes o silêncio não é uma omissão: pode ser a melhor forma de proteção em um mundo hostil.

Em 2020, pretendo continuar na minha luta contra a “velhofobia”, contra o preconceito e o pânico de envelhecer. Mais do que nunca, acredito no poder de usar o meu tempo e energia para construir projetos de vida junto a pessoas que apostam “no belo, no bom e no bem”.

Meu sonho é dedicar ainda mais tempo, cuidado, carinho, escuta e atenção aos meus amigos nonagenários. Descobri com eles que uma forma de fazer diferença no mundo é não contribuir para estimular, dentro e fora de casa, a “vibração” do ódio e da intolerância. Eles me provaram que eu não estou sozinha. Só consegui sobreviver física e psicologicamente graças a essas pessoas maravilhosas que me alimentaram com amor, alegria, equilíbrio e sabedoria. Repetirei, como um mantra, o que me ensinaram: “Tamojuntos!”.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.