Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg
Descrição de chapéu Coronavírus

Quando tudo isso vai acabar?

Meus amigos nonagenários estão me ensinando a viver um dia de cada vez

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Algumas amigas reclamam que engordaram nos últimos meses. Eu, ao contrário, emagreci sete quilos em função do pânico e da preocupação com o que pode acontecer com os meus amigos nonagenários.

Todos os dias eles me perguntam angustiados: “Mirian, quando tudo isso vai acabar?”. Agora, com o agravamento da crise política e econômica, eles perguntam: “Será que esta tragédia vai ter fim? Ou a loucura e a crueldade no Brasil ainda vão piorar?”.

Eles estão sofrendo com a incerteza e falta de esperança de voltarem às suas vidas normais. Sentem falta das idas diárias ao supermercado, ao banco e à farmácia; dos encontros com os amigos para conversar e ouvir música; das caminhadas na praça. Eles, quase centenários, sentem falta da liberdade de ir e vir e dos abraços dos filhos e netos.

Apesar de se sentirem aprisionados dentro de casa e de não saberem quando —e se— voltarão a ter a vida que tanto saboreavam, eles lutam diariamente para ter força e coragem para sobreviver física e mentalmente. Acabei de receber um WhatsApp da filha de um dos meus amigos mais queridos:

“Papai fará 97 anos no dia 3 de junho e venceu mais uma Guerra: a guerra da Covid. Mensagem da médica: ‘Os exames do seu pai estão bons. Como imaginávamos, a sorologia para a Covid dele deu reagente, o que acontece depois do período de transmissibilidade’.”

Quando meus amigos me perguntam quando tudo isso vai terminar, só tenho uma resposta: “Vamos nos cuidar e nos proteger muito, vai passar”. Meu mantra tem sido: “Só por hoje. Vamos viver um dia de cada vez”.

O que posso fazer só por hoje para que eles não sofram tanto com o desespero de não saber quando tudo isso vai passar? O que posso fazer só por hoje para que eles tenham alguma esperança no amanhã? O que posso fazer só por hoje para que eles continuem dando as suas risadas gostosas que alimentam a minha alma de alegria?

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.