Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg

Por que tantos brasileiros se identificam com sociopatas odiosos?

Não consigo compreender como tantos homens e mulheres apoiam e defendem monstros criminosos e repugnantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 2019 tive um sério problema de saúde. Passei mais de um ano consultando diferentes médicos e cheguei a ser internada em um hospital, achando que iria morrer. O diagnóstico foi o mesmo: transtorno de ansiedade generalizada.

Quando estava começando a melhorar, a pandemia chegou. Os primeiros meses foram desesperadores, pois não consegui ter força para enfrentar o pânico e a depressão.

Mas algo surpreendente aconteceu. Todas as angústias e preocupações que provocaram a doença sumiram. Um medo muito maior tomou conta de mim, e tudo o que tinha me apavorado até então deixou de ser relevante. O pânico da pandemia tirou o foco dos demais medos.

Barco na Indonésia - AFP

Estabeleci como prioridade dedicar todo o meu tempo para fazer algo de bom, útil e significativo para ajudar, proteger quem eu amo. Passei a ter a coragem de dizer não para todos os obstáculos que me desviam do meu propósito. Sei que o tempo é o meu bem precioso e que não posso desperdiçá-lo com problemas e pessoas tóxicas que sugam minha saúde, meu equilíbrio e a alegria de viver.

O que me mais ajudou foi imaginar que só tenho um barquinho bem pequeno para atravessar a tempestade assustadora e que preciso escolher com cuidado o que colocar dentro dele. Se continuasse fazendo tudo o que fazia e desperdiçando meu tempo com preocupações e pessoas tóxicas, meu barquinho certamente teria afundado.

O barquinho representa os meus limites físicos e psicológicos. Não consigo resolver os problemas de todos, não tenho controle sobre tudo, não posso atender às demandas excessivas, não tenho o poder de salvar ninguém. Mas tenho a liberdade de escolher a melhor atitude para enfrentar essa circunstância trágica e cuidar de quem eu amo.

Todos os dias escolho os projetos e amigos que eu quero junto comigo no meu barquinho. Todos os dias preciso vencer a culpa e dizer não. Todos os dias choro de tristeza e de impotência. Todos os dias luto para combater a velhofobia e me pergunto angustiada: por que tantos brasileiros apoiam, defendem e se identificam com monstros asquerosos, assassinos e psicopatas?

Estou curada da tristeza, do pânico e da ansiedade? Com certeza não, talvez nunca me cure. Mas estou aprendendo a exercer a liberdade de lutar e dizer não para tudo e todos que podem fazer meu barquinho afundar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.