Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg

Além das mortes diárias, brasileiros vivem uma morte simbólica

Entre os adjetivos usados para os culpados pela tragédia, talvez 'inominável' seja o melhor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É assustador testemunhar mais de 200 mil mortes e mais de oito milhões de contaminados no país. É desesperador ver o número de mortes aumentar a cada dia e assistir impotente a uma guerra política que demonstra o desprezo pelas vidas dos brasileiros.

Estamos experimentando uma espécie de morte simbólica: morte da esperança, morte da alegria de viver, morte da racionalidade, morte da nossa própria humanidade. Parece que o único objetivo das autoridades é matar, exterminar, destruir tudo o que poderia construir uma sociedade mais justa, democrática e igualitária, com saúde, educação e trabalho para todos. Nunca nos sentimos tão vulneráveis, impotentes e frágeis nas mãos sangrentas de sociopatas que dão risadas do nosso sofrimento.

O pânico e a desesperança são irmãos gêmeos. Amizades desfeitas pelo ódio e intolerância, famílias divididas pela polarização insana, sonhos destruídos pela mesquinhez e ignorância. É impossível compreender como tantos brasileiros apoiam e se identificam com projetos de destruição, violência e morte.

São incontáveis os adjetivos usados para qualificar os culpados pela tragédia que estamos vivendo: genocidas, assassinos, psicopatas, criminosos, bandidos, negacionistas, mentirosos, ignorantes, incompetentes, covardes, fascistas, fanáticos, insanos, asquerosos, nojentos, repugnantes, odiosos, repulsivos, desprezíveis, torturadores, sádicos, sórdidos, monstros, desumanos, facínoras, perversos, crápulas, canalhas, vermes, demônios e outros que não posso publicar aqui.

Mas nenhum deles é suficiente para expressar o horror por esses seres ignóbeis que compactuam com o genocídio dos brasileiros.

Na busca para encontrar uma definição para esse pesadelo, descobri o adjetivo “inominável”.

Inominável é tudo o que não tem nome, o que não pode ser nomeado porque é demasiadamente abominável, cruel, abjeto e vil. O que é tão sem explicação, irracional, ilógico, incompreensível que não é possível definir com palavras. Aquele monstro totalmente desprovido dos sentimentos de respeito, empatia, amor, compaixão, generosidade esperados dos humanos que não dá para qualificar.

É exatamente o que os brasileiros sentem na própria pele sem conseguir encontrar um nome para os criminosos responsáveis pelo desespero, dor e sofrimento que estamos enfrentando. É o inominável.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.