Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg

Eu sou cagona, minha melhor amiga é fodona. Deu Match!

Uma amiga me chamou para cuidar da dor dela. Guardei a minha na bolsa. E fui...

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No meio de uma conversa telefônica de quase três horas, Irene me interrompeu quando eu estava desabafando sobre meus medos, angústias e ansiedades:

"Mirian, por que você se preocupa tanto com a opinião e aprovação dos outros? Eles pagam suas contas? Foda-se o que esses vampiros parasitas dizem, você tem que cagar para gente preconceituosa, arrogante e invejosa. Nunca me preocupei com a opinião dos outros, nunca dependi da aprovação de ninguém. Sou uma mulher livre, independente, pago minhas contas e ainda ajudo muita gente. Eu sou fodona!".

Concordei: "É verdade, Irene. Essa é a grande diferença entre nós: você é fodona, eu sou cagona!".

Fogos de artifício no céu da noite
Fogos de artifício em Wellington, na Nova Zelândia - 10.jul.2021 - Zhang Jianyong/Xinhua

Ela deu sua risada gostosa que me lembra de Caetano Veloso: "Quero ver Irene rir, quero ver Irene dar sua risada".

Irene é corajosa, segura, autoconfiante, independente, extrovertida, generosa, forte, divertida, brilhante, carismática e alegre. Ela é fodona!

Eu sou medrosa, insegura, tímida, envergonhada, introvertida, carente, frágil, ansiosa, angustiada, introspectiva e triste. Eu sou cagona!

Irene é minha mentora, minha conselheira, meu exemplo de mulher admirável: corajosa, sábia, verdadeira, amorosa e generosa.

Desde os meus 17 anos, quando Irene me viu pela primeira vez na faculdade, ela resolveu me adotar como filha, apesar de ser só cinco anos mais velha.

"Eu queria te proteger, te cuidar. Você era a mais novinha da turma, a mais magrinha, a mais perdida, desamparada e carente. Ficava o dia inteiro no centro acadêmico lutando contra a ditadura militar. Eu tinha medo de que você fosse presa ou desaparecesse. A minha forma de te proteger foi te adotar como uma filha."

Quem foi o meu porto seguro quando meus amigos foram presos na invasão da PUC-SP em 1977? Irene. Quem me acolheu quando minha mãe teve câncer e morreu dois anos depois? Irene. Quem me abraçou quando meu pai teve câncer e morreu cem dias depois? Irene. Quem me deu colo em cada luto, perda, separação e divórcio? Irene. Quem me aconselhou quando eu precisei fazer difíceis escolhas profissionais e amorosas? Irene.

Irene sempre gostou de cuidar de todo mundo: da mãe, do pai, irmãos, sobrinhos, amigos, amigas, pacientes, alunos, gatos, cachorros... É a mulher mais generosa que conheci em toda a minha vida.

Eu, que vivi até os 16 anos em uma família extremamente tóxica e violenta, encontrei na minha melhor amiga tudo o que eu mais precisava para sobreviver física e emocionalmente. Foi a combinação perfeita: ela gostando de cuidar de seres abandonados, machucados e maltratados; eu mendigando por uma migalha de amor, atenção e carinho. Ela sempre gostou de cuidar, eu precisava ser cuidada. Deu Match!

Quando eu disse que me sentia uma bosta, Irene reagiu indignada: "Mirian, vou agora mesmo para o Rio de Janeiro te dar umas boas palmadas na bunda. Nunca mais repita que é uma bosta. Esqueça os seus traumas de infância. Você não é mais aquela menininha frágil e medrosa. Você não consegue enxergar tudo o que conquistou na vida? Eu te admiro muito. Mesmo se sentindo uma bosta, mesmo se achando uma formiguinha que sempre se escondeu no armário para não ser esmagada, você conseguiu sobreviver e realizar seus projetos de vida: ser professora, pesquisadora e escritora. E, mesmo tão carente de cuidado, aprendeu a cuidar de muita gente que precisa de você. Você é foda!".

Meu mantra de 2021 foi: "Um amigo me chamou para cuidar da dor dele. Guardei a minha no bolso. E fui...".

Adaptei a frase de Caio Fernando Abreu para: "Uma amiga me chamou para cuidar da dor dela. Guardei a minha na bolsa. E fui...". O meu propósito de vida é ter cada vez mais coragem, força e generosidade para escrever e "escutar bonito" meus amigos e amigas que precisam de compreensão, carinho e cuidado para sobreviver em tempos tão tristes e trágicos.

Desejo um 2022 com muita saúde, amor, coragem, generosidade e reciprocidade para todos que estão cuidando da dor de quem mais precisa de cuidado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.