Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg
Descrição de chapéu Corpo vale do javari

Os criminosos psicopatas estão pelados!

Será a execução brutal de Bruno e Dom o estopim de uma revolta contra os assassinos perversos que estão no poder?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando passei alguns meses na Alemanha ministrando palestras sobre envelhecimento e felicidade, em 2007, fiquei muito impressionada com o conhecimento que os alemães têm sobre a Amazônia. Eles sabiam muito mais sobre a floresta do que a maioria dos brasileiros e já se preocupavam com a destruição do mais valioso patrimônio da humanidade.

Um sociólogo alemão que conheci na época me ligou quando soube que um dos assassinos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips confessou que, após matar os dois, esquartejou e queimou seus corpos. Profundamente abalado com o crime brutal, ele não conseguia entender como políticos, empresários, militares e lideranças religiosas são cúmplices da corrupção e dos crimes bárbaros.

Mulher tampa a boca e demostra espanto ao lado de estátua
Mulher reage diante de estátua de Donald Trump nu em San Francisco, nos EUA - Justin Sullivan - 18.ago.16/Getty Images/AFP

"Como brasileiros que acreditam em Deus podem apoiar psicopatas genocidas? Como militares que amam a pátria defendem corruptos que estão destruindo o país? Como pais que amam seus filhos se identificam com monstros fascistas que estão armando assassinos e torturadores? Pelo amor a Deus, pelo amor ao Brasil, pelo amor aos seus filhos, não sejam cúmplices dessa barbárie. Não compactuem com o mal, com o ódio e a crueldade que esses criminosos perversos disseminam no mundo inteiro. Quantos ainda precisam morrer para que os brasileiros tenham a coragem de se unir e gritar ‘basta’?"

Ele lembrou que o assassinato brutal de George Floyd foi o estopim de uma revolta social nos Estados Unidos. As imagens chocantes do policial com o joelho no pescoço de Floyd, que implorava "Não consigo respirar", foram decisivas para derrotar o golpista Trump e seus fanáticos seguidores. Será que a execução brutal de Bruno e Dom será o estopim de uma revolta contra os golpistas criminosos que estão no poder no Brasil?

O mundo inteiro está horrorizado com o crime bárbaro e a destruição da Amazônia, mas, no Brasil, muitos preferem fazer "vista grossa": ignoram, negam, mentem, disseminam fake news, dizem "não tenho nada a ver com isso", "não sei de nada", "sempre foi assim". Seria mais apropriado dizer "cegueira criminosa, corrupta e covarde", já que optam por não enxergar o descaso com a morte de quase 700 mil brasileiros; o boicote às máscaras, às recomendações da ciência e à proposta da Pfizer de tornar o Brasil um exemplo no combate à Covid; o desdém das autoridades com 33 milhões de brasileiros que passam fome; sem contar as ameaças golpistas e muitas outras atrocidades cometidas diariamente contra os brasileiros.

Ao saber que o apelido de um dos assassinos é Pelado e o de outro é Pelado da Dinha ou Peladinho, o sociólogo se lembrou do conto "A Nova Roupa do Rei", do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875).

Era uma vez um rei que vivia cercado de ministros bajuladores, covardes e parasitas. Certo dia, dois vigaristas, sabendo da vaidade doentia do rei, fingiram ser tecelões capazes de tecer a roupa mais deslumbrante do mundo. No entanto, alertaram que a roupa só poderia ser vista por pessoas de extrema inteligência, nunca por idiotas e estúpidos.

Os golpistas receberam um tear e baús repletos de materiais valiosos, como fios de seda e botões de ouro. Após alguns dias, o rei foi ver a roupa nova. Quando os farsantes fingiram costurar a roupa invisível, o rei, para não parecer idiota, exclamou: "Que lindas vestes! Que trabalho magnífico!", embora não visse nada além de uma mesa vazia. Seus ministros deram suspiros de admiração para não admitirem que não enxergavam nada.

O rei marcou uma parada para exibir a nova roupa. No desfile, o povo estranhou a nudez do rei, mas continuou a farsa e aplaudiu a roupa que não existia. Até que uma criança gritou: "O rei está nu!". Só então a multidão teve a coragem de gritar: "O rei está nu!"

Fingindo que não ouvia os gritos da multidão revoltada, o rei continuou a exibir sua nudez repugnante enquanto os dois golpistas espertalhões fugiram carregando quilos de ouro.

Moral da história: só os fanáticos, parasitas, corruptos e covardes não querem enxergar que criminosos psicopatas estão no poder.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.